A rede já inaugurou 5 unidades em 2023 e planeja abrir outras 4 até o final do ano; Agora, totaliza 23 lojas e 8 mil colaboradores
O Novo Atacadão – que completa mês que vem quatro anos de atuação no mercado de atacarejo – segue em expansão. Em 2023, a rede nordestina já abriu cinco novas lojas, com investimento de R$150 milhões, e tem planos para inaugurar outras quatro unidades até o final do ano. Serão três no Estado e uma na Paraíba.
A expansão está sendo feita de forma planejada com a prospecção de novas áreas e realização estudo de viabilidade de mercado para definição dos locais. Atualmente presente em 19 cidades, o Novo Atacarejo tem unidades em Pernambuco e Paraíba, gerando oito mil empregos diretos.
“Com a receptividade e resultado das vendas, o Novo Atacarejo está seguro em seguir com a expansão de novas lojas e levar desenvolvimento às cidades onde atuamos”, adiantou o CEO da rede, Daniel Costa. Segundo ele, o modelo de negócios ganhou mais aderência nos últimos anos, quando pequenos estabelecimentos, famílias e empreendedores do segmento alimentício perceberam os diferenciais na ponta do lápis e optaram por esse formato para fazer suas compras.
Pela performance, a rede conquistou mercado, pulverizou negócios entre a Região Metropolitana do Recife e interior do Estado e subiu na lista dos principais grupos do segmento, no país. Segundo recente balanço da Associação Brasileira dos Atacarejos (Abaas), é a única rede ‘made in Pernambuco’ no modelo atacarejo a integrar a lista dos 20 principais grupos do setor brasileiro.
Clientes ganham presente no mês de aniversário
Para comemorar o mês de aniversário, a rede lança na segunda, 31, uma campanha que envolverá R$400 mil em premiação. Serão prêmios semanais de TV, Iphone e 40 vales-compra. A premiação final envolverá quatro carros zero quilômetro e quatro motos. A cada R$200 em compras pelo Clube Novo – que oferece ofertas e benefícios exclusivos -, o cliente concorre aos prêmios. Fazendo o pagamento via cartão próprio Novo Card, o cliente tem chance extra de ganhar premiação. Estrelada pela jornalista Meiry Lanunce, a ação envolverá as mídias televisão, rádio, mídia exterior e internet e será embalada pelo ritmo local do brega funk.
Do interior à capital
Tudo começou no interior, em 2019, com a abertura da primeira loja em Carpina. A iniciativa do Novo Atacarejo é dos sócios Daniel Costa e Victor Bretas, que se uniram e trouxeram toda a expertise de negócios anteriores do segmento varejista, em Minas Gerais, para investir em Pernambuco. “Iniciamos pelo interior, chegamos à capital em dezembro de 2020 e fomos bem recebidos pelos pernambucanos. Temos planos de expandir os negócios a outras regiões”, adiantou o CEO da rede, Daniel Costa.
Receita aos municípios e empregos
Além de abastecer pequenos negócios, atender famílias e empreendedores que produzem alimentos para gerar renda, o Novo Atacarejo também reforça a receita dos municípios onde atua com o recolhimento dos tributos. Criou, inclusive, um canal de vendas específico para atender e abastecer pessoas jurídicas.
Há ainda o estímulo e parceria com fornecedores regionais, que desenvolvem produtos que chegam às gôndolas das lojas. Outra frente é a geração de emprego. Juntas, as 23 lojas já empregam cerca de oito mil pessoas, sendo priorizada a contratação de pessoal das cidades onde há unidades da rede. Inclusive de pessoas com deficiência e com idades variadas.
Apoiando a cultura e o social
Pela política de responsabilidade social, a rede também apoia diversas iniciativas. Está em cartaz, em São Paulo, a maior exposição imersiva da obra de Frans Post, o primeiro paisagista das Américas e primeiro pintor da paisagem brasileira. A mostra inédita “Frans Post: o primeiro olhar – uma imersão na paisagem do Brasil holandês” está disponível no Farol Santander, com acervo do Instituto Ricardo Brennand. Apresentada pelo Ministério da Cultura, a exposição fica em exibição ao público até dia 24 de setembro.
Outra iniciativa é a Paixão de Cristo do Recife, que foi retomada em formato presencial e que contou com exibições gratuitas ao público, no Marco Zero, no Recife. No interior, em Santa Cruz do Capibaribe, recebeu apoio o projeto Cine Encantado Humor e Arte Festival, que envolveu a exibição de filmes divertidos e com tema natalino em telão e ao ar livre aos moradores, além de oficinas gratuitas aos moradores sobre aperfeiçoamento musical, atuação em cinema e maquiagem artística. A Casa da Estação da Luz, no Carnaval de Olinda, contou com patrocínio para incentivar e animar a folia.
Troco solidário
Desde novembro de 2021, o Novo Atacarejo mantém parceria com o Hospital de Câncer de Pernambuco, por meio do projeto Troco Solidário. É uma instituição privada e filantrópica que se dedica, há mais de 70 anos, ao diagnóstico e tratamento de pacientes oncológicos no Estado. A iniciativa incentiva colaboradores e clientes a destinarem o troco dos clientes em prol do tratamento de pacientes oncológicos. Outra iniciativa que conta com apoio permanente da rede é a comunidade Obra de Maria, por meio de doação de alimentos.
Redação SuperHiper