Grupo Koch elabora material para inclusão de funcionários

Leia em 3min

Sinalário em libras será disponibilizado a todos os colaboradores e irá ajudar na comunicação entre surdos e ouvintes

 

O Grupo Koch tem um projeto voltado para a inclusão de seus 50 colaboradores com deficiência auditiva, sendo que 20 deles são surdos e utilizam a Língua Brasileira de Sinais – Libras na comunicação. A empresa está elaborando um sinalário, que é similar a um glossário da Língua Portuguesa e está sendo disponibilizado a todos os 8 mil colaboradores do Koch para ajudar na comunicação entre surdos e ouvintes.

 

Neste mês, o grupo responsável pela criação do sinalário, formado pelos funcionários surdos e ouvintes e ainda os responsáveis pelo setor do RH, se reuniu no Centro Administrativo do grupo, localizado no Komprão do Bairro Morretes, em Itapema, para discutir os próximos passos do projeto, que vai trazer os principais sinais de Libras sobre o setor supermercadista e aplicações para o dia a dia, incluindo cumprimentos e frases como, por exemplo: “onde fica o setor de mercearia?”. O sinalário com as atualizações  disponíveis de forma on-line na Academia Koch para o acesso de todos os colaboradores.  São diversos vídeos gravados em Libras, com legenda e áudio, com as explicações sobre o conteúdo. O projeto visa facilitar a comunicação entre todos os colaboradores da rede – surdos e ouvintes – e com isso ajudar na inclusão dos surdos, bem como aperfeiçoar a recepção dos clientes surdos que utilizam a Libras como língua de instrução e comunicação.

 

No Grupo Koch, a inclusão dos surdos e pessoas com deficiência auditiva começa já no processo seletivo, que conta com uma profissional fluente em Libras. Durante as entrevistas com os candidatos, a abordagem é realizada de forma bilíngue, e em alguns momentos com a acessibilidade em Libras. “O objetivo é que todos os candidatos se sintam acolhidos e respeitados”, diz Deise Ribeiro, analista de inclusão bilíngue do Grupo Koch. Deise aponta que essa é uma iniciativa pioneira na área supermercadista. A acessibilidade em Libras foi incluída no processo seletivo para pessoas com surdez e o sinalário foi criado, porque a empresa acredita que o domínio da linguagem inclusiva faz parte do papel social como organização.

 

Estima-se que a população mundial de surdos seja de mais de 350 milhões. Somente no Brasil, segundo o IBGE, há hoje mais de 9,7 milhões de pessoas surdas e em Santa Catarina esse número está em cerca de 300 mil. A comunidade surda aponta que a dificuldade é a comunicação, e isso é crucial tanto para o desenvolvimento quanto para o contato social – incluindo o trabalho, onde é perceptível o pouco conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais, legalmente reconhecida como meio de comunicação e expressão dentro da comunidade surda no país.

 

Gabriel da Silva Ruz e Ananda Kelly Vicente Pereira, casal surdo que trabalha no Centro de Distribuição do Grupo Koch, em Tijucas, estão colaborando com a elaboração do sinalário da empresa e comemoraram o fato, pontuando que o grupo os faz se sentir acolhidos e respeitados. Gabriel foi indicado por Ananda para a vaga no Koch e os dois se casaram enquanto já trabalhavam juntos na empresa. “É um diferencial, pois percebemos que somos valorizados no Grupo Koch, e os clientes surdos que podem ser atendidos com essa atenção também apoiam essa iniciativa, pois é muito importante e especial ser atendido na nossa língua (Libras)”, explicou Ananda, com tradução de Deise.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Inteligência de dados impulsiona o crescimento do Assaí

Com o uso de uma ferramenta de BI, empresa ampliou a eficiência operacional das lojas e mapeou melhor soluç...

Veja mais
Rede investe em ação de combate ao fumo

Pulmão itinerante estará no estacionamento do GoodBom Supermercados para alertar sobre os perigos do cigar...

Veja mais
Programa do Grupo Pão de Açúcar estimula ações voluntárias entre colaboradores

Projeto “Colabora” tem resultado bem expressivos, ultrapassando mais de 100% da meta estabelecida   C...

Veja mais
Mercadinhos São Luiz amplia sua receita em 19% em 2022

Em comparação com o ano passado, rede cresce sem abrir novas lojas e optando por melhorar infraestrutura e...

Veja mais
Walmart amplia entrega por drones

Varejista faz parceria com Wing para expandir modelo de delivery na região de Dallas   O Walmart...

Veja mais
Grupo Pereira demonstra os benefícios da contratação dos 50+

Durante o MaturiFest, empresa expôs em painel como foi o processo de certificação Age Friendly, e pr...

Veja mais
Grupo Bahamas inaugura nova loja da bandeira Mix em Uberaba

Focada no varejo e atacado, será a quarta unidade do grupo na cidade mineira   No dia 29 de agosto, &agrav...

Veja mais
Atacadão inaugura quarta loja em Campo Grande, MS

Com esta inauguração, a rede chega a 360 unidades em todo o país   O Atacadão inaugur...

Veja mais
Grupo Muffato anuncia quarta unidade em Presidente Prudente

Terceiro Max Atacadista na cidade será apresentado amanhã, 25, com visita à obra com a presen&ccedi...

Veja mais