Grupo Pereira demonstra os benefícios da contratação dos 50+

Leia em 3min 10s

Durante o MaturiFest, empresa expôs em painel como foi o processo de certificação Age Friendly, e promoveu uma oficina para os participantes do festival

 

O segundo dia do MaturiFest, festival de trabalho e empreendedorismo 50+ do país realizado em São Paulo, teve painéis e histórias inspiradoras, com a participação de Ary Fontoura, Heloisa Perissé, Fabiana Scaranzi, além de um time de peso de especialistas em trabalho e maturidade, empresas, empreendedores e organizações engajadas na causa da diversidade geracional.

 

O diretor de Gente & Gestão do Grupo Pereira, Paulo Silva, representou o Grupo Pereira no painel “Empresas certificadas Age-Friendly no Brasil”, dividindo o palco com Pedro Pittella, da Sanofi, Natalia Andriola, da Takeda, e Andrea Tenuta, da Maturi. Na ocasião, o executivo contou como a contratação e permanência dos colaboradores com 50 anos ou mais contribui para melhorar os índices da companhia: “Tivemos a redução de turnover e melhora no absenteísmo, isso é medido e notamos a evolução destes indicadores em cada faixa etária dos funcionários de 50, 60 e 70 anos”.

 

Os painelistas discutiram a relevância do selo Certified Age Friendly Employer (CAFE) para promoção da diversidade etária no ambiente corporativo. Segundo Paulo Silva, o Grupo Pereira fez o caminho inverso, já adotava boas práticas e a certificação foi consequência disso. “Temos um olhar genuíno para nossos colaboradores com 50+. Já possuíamos ações voltadas para esse público no Grupo Pereira, pois faz parte do nosso propósito ser um bom lugar para passar a vida”, explica.

 

Durante o painel foi lançado o desafio para que no próximo ano o número de empresas certificadas aumente. “Queremos inspirar empresas de todos os setores a incluir profissionais maduros e políticas age friendly em suas equipes, entendemos que a troca geracional é muito rica e beneficia a todos”.

 

Oficina “Autoconhecimento x Carreira”

 

O Grupo Pereira também promoveu a oficina “Autoconhecimento x Carreira”, que teve como facilitadora a analista sênior de Gente & Gestão Helen Galvão. Aberta a todos os participantes do festival, a iniciativa do GP, que também ocorre na programação de hoje da MaturiFest, foi sucesso de público. De acordo com Helen, foi uma oportunidade de ter um novo olhar para a carreira na maturidade. “Foi muito rico e gratificante, pude perceber o estado de presença de todos os participantes e a mensagem que fica é que podemos nos permitir e reinventar a qualquer momento de nossas vidas”.

 

Luciane Xavier, executiva em RH, participou da oficina e sentiu muita conexão e entrega de todos os envolvidos. “O autoconhecimento é muito importante para as nossas escolhas, tanto na carreira quanto na vida pessoal. Na oficina, foi importante trazer a questão do futuro para o público 50+, por mais que a gente envelheça, os nossos sonhos não envelhecem”.

 

Para a oficina foi utilizada a ferramenta Point’s of you, que traz imagens a fim promover a reflexão sobre como o autoconhecimento se vincula à carreira, de modo a despertar a consciência de que somos seres integrados no modo de pensar, sentir e agir.

 

A primeira varejista Certified Age Friendly Employer

 

Em junho deste ano, o Grupo Pereira conquistou a certificação Age Friendly Employer™, conferida pelo norte-americano Age Friendly Institute. O reconhecimento advém de uma avaliação criteriosa das políticas de recursos humanos e das práticas de organizações que se destacam no recrutamento e retenção de profissionais com mais de 50 anos.

 

Para conquistar o selo, o GP passou por um processo de avaliação que leva em conta doze categorias de boas práticas, entre elas: cultura organizacional e relações com funcionários, recrutamento de candidatos, estilo e práticas de gestão, e outras.

 

Redação SuperHiper 

 


Veja também

Grupo Bahamas inaugura nova loja da bandeira Mix em Uberaba

Focada no varejo e atacado, será a quarta unidade do grupo na cidade mineira   No dia 29 de agosto, &agrav...

Veja mais
Atacadão inaugura quarta loja em Campo Grande, MS

Com esta inauguração, a rede chega a 360 unidades em todo o país   O Atacadão inaugur...

Veja mais
Grupo Muffato anuncia quarta unidade em Presidente Prudente

Terceiro Max Atacadista na cidade será apresentado amanhã, 25, com visita à obra com a presen&ccedi...

Veja mais
Imbituba, no estado de Santa Catarina, recebe segunda loja do Komprão

Seguindo o plano de expansão, unidade da bandeira de atacarejo do Grupo Koch foi inaugurada nesta quinta, dia 24 ...

Veja mais
Rede investe em segmento pet e realiza concurso para premiar cães estilosos

Grupo Condor realiza a 4ª edição do Cãocurso Condor em unidade do bairro Água Verde, em...

Veja mais
GIGA Atacado reformula e reinaugura loja da Barra Funda

Melhorias tiveram como foco a experiência do cliente e o uso consciente de recursos naturais   Na quinta-fe...

Veja mais
Pão de Açúcar inaugura loja mais moderna da rede em Atibaia

Construída sob o modelo G7, unidade irá proporcionar uma experiência mais fluida e prática pa...

Veja mais
Spani Atacadista inaugura loja em Pirassununga

Grupo investiu R$ 60 milhões para implantação da nova unidade e gerou 180 vagas de empregos diretos...

Veja mais
Rede Supermarket lança dupla de avatares para atendimento de clientes

Para celebrar seus 14 anos, a varejista lançou seus novos avatares: Sussu e seu adorável cachorrinho, cujo...

Veja mais