Sistema reduz o uso de cédulas na rede Tonin

Leia em 2min 10s

Com Pix Saque e Pix Troco, a rede reduziu custos operacionais com transportes de numerários, atraiu novos clientes e gerou uma nova fonte de receita


A rede de supermercados e atacadista Tonin implementou o Pix Saque e o Pix Troco em suas 20 unidades. O objetivo é reduzir o volume de dinheiro em espécie em circulação em suas lojas e rever os custos com a manutenção dos numerários. Além disso, desde a implementação, em julho de 2022, o ticket médio cresceu três vezes em valor e houve uma redução na quantidade de cédulas e moedas em suas lojas.


Essa modalidade foi criada em novembro de 2021 pelo Banco Central, com o intuito de aumentar os pontos onde as pessoas podem obter dinheiro em espécie. É possível efetuar até oito transações mensais sem cobrança de tarifas. Seguindo as regras definidas pelo BC, para retirada de dinheiro nas lojas do Tonin, é necessário que o cliente realize uma compra e solicite que o Pix seja cobrado em um valor superior, para assim obter a diferença. Uma outra opção é realizar o Pix Saque, que basta transferir o valor desejado via Pix, por meio de um QR Code apresentado pela loja, não sendo obrigatório fazer uma compra.


“O Pix Saque e o Pix Troco trouxeram benefícios para nossos clientes e para o Tonin Atacadista. Agora além de oferecer produtos para abastecer o seu lar, também oferecemos serviços financeiros aos nossos clientes como o saque através do Pix. O cliente não precisa mais dirigir ao banco ou lotérica para fazer o seu saque, com o App do seu banco ele pode utilizar uma de nossas 20 lojas. O cliente consegue fazer um saque em menos de um minuto”, explica a gerente financeiro da rede de supermercados e atacarejo Tonin, Daiane Belluzo.


A solução, feita em parceria com a Fiserv, garante a conexão com toda a estrutura de pagamentos entre os parceiros Pix, facilita e mantém as transações e operações entre vendedor, usuário final e bancos, mesmo em caso de falhas nas redes de comunicação entre as instituições financeiras e o varejista. A jornada é rápida e segura, aumentando a eficiência dos negócios.


“Nossa missão é garantir a excelência na relação com nossos clientes dentro dos mais modernos conceitos de mercado, para isso criamos um comitê de inovação chamado de Go Digital. Através dele veio o Pix como forma de pagamento em 2020 e o PIX Saque e Troco em julho de 2022”, finaliza a gerente.


Redação SuperHiper 


Veja também

Atacadão inaugura quarta loja em Guarulhos (SP)

A rede atacadista totaliza 361 unidades distribuídas por todo o país O Atacadão, maior atacadist...

Veja mais
Carne fresca em monitores de alta definição

Novas unidades do Fort Atacadista têm simulação do trabalho em um açougue na seç&atild...

Veja mais
Grupo Dia reduz o desperdício alimentar em 15% em sua operação global

O grupo promove medidas para agregar valor e contribuir para um consumo mais sustentável nos locais em que opera,...

Veja mais
Rede controlada pela Cencosud é o melhor supermercado dos EUA

The Fresh Market conquista título pela terceira vez seguida em votação feita pelo jornal USA T...

Veja mais
GPA inaugura Pão de Açúcar Fresh em Arujá (SP)

Essa é a primeira unidade do Pão de Açúcar Fresh na região, e 50% do sortimentos s&at...

Veja mais
Circuito Corridas Pague Menos ocorre em Americana, com 2000 inscritos

Município recebeu a quarta etapa do Circuito Corridas Pague Menos, com pistas de 5 km, 10 km e 21 km   Com...

Veja mais
Mart Minas comemora 22 anos no varejo alimentar

Com duas décadas de atuação, sendo um dos líderes do setor e seguindo plano de expansã...

Veja mais
Grupo Koch tem Caixa Solidária nas unidades do Superkoch e Komprão

Ação destina doações de roupas para entidades sociais e fica disponível durante o ano...

Veja mais
Supermercado Shibata vai inaugurar segunda unidade em Suzano

Nova loja irá gerar 540 empregos para a cidade e contará com mais de 30 mil itens   Supermercado Sh...

Veja mais