O grupo promove medidas para agregar valor e contribuir para um consumo mais sustentável nos locais em que opera, cumprindo com um dos objetivos do seu Plano de Sustentabilidade 2021-2023.
Prevenção, doação e valorização. Essas são as três premissas que o Grupo Dia utiliza para avançar em seu objetivo de reduzir o desperdício de alimentos em toda a cadeia de valor, desde o centro de distribuição até a loja.
Enfrentar um desafio como a redução do desperdício de alimentos é fundamental para proteger o meio ambiente, a segurança alimentar e a sustentabilidade dos sistemas agroalimentares em escala global. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de um terço dos alimentos produzidos anualmente acaba sendo descartado, totalizando mais de 1,3 bilhão de toneladas de comida desperdiçada desde a produção até nas lojas, residências e estabelecimentos de alimentação. Esse desperdício representa uma perda anual de aproximadamente 940 bilhões de euros, 21% da água doce e 7% das emissões poluentes globais, de acordo com estimativas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
Pensando nisso, o Grupo Dia concentra seus esforços na prevenção do desperdício e implementa medidas para agregar valor e promover um consumo mais sustentável nas comunidades e bairros onde atua. Isso está alinhado com um dos objetivos estabelecidos em seu Plano de Sustentabilidade para o período de 2021-2023. Além disso, a empresa criou um indicador comum para medir e acompanhar o progresso desse parâmetro em todos os mercados onde opera, incluindo Espanha, Argentina, Brasil e Portugal.
Como resultado, a empresa já conseguiu uma redução de 19% no desperdício de alimentos na Espanha e Portugal em relação a 2020, e uma redução de 15% globalmente em relação a 2021. A meta é reduzir o desperdício em 40% nesses países em até três anos.
“Tomar medidas contra o desperdício de alimentos é uma responsabilidade como empresa do setor de varejo e também uma oportunidade para contribuir positivamente para a sociedade e para a sustentabilidade ambiental. Portanto, no Grupo Dia, promovemos medidas focadas na prevenção em todas as etapas da cadeia, desde o centro de distribuição até nossas lojas, buscando uma gestão mais eficiente de mercadorias, explorando formas de reutilizar alimentos e promovendo parcerias que permitam aos clientes ajudar a evitar o desperdício de alimentos”, destaca Pilar Hermida, Chief Communication & Sustainability Officer do Grupo Dia.
A empresa alcançou um progresso significativo em 2022, melhorando a gestão de estoques em centros de distribuição e lojas, implementando a venda com desconto de produtos próximos ao vencimento, estabelecendo parcerias com empresas de tecnologia, doando produtos aptos para consumo, mas não para venda, e aumentando a valorização de resíduos para dar-lhes uma segunda vida.
A ênfase na prevenção levou a melhorias na gestão de produtos e estoques, com formatos de serviço e preparação de pedidos adaptados a cada produto e área de atuação. Além disso, graças ao novo modelo logístico e operacional em centros de distribuição e lojas, foi possível otimizar os pedidos para atender às necessidades de vendas de cada estabelecimento, reforçar o estoque de produtos frescos e monitorar diariamente a qualidade e a data de validade de cada item com base na rotação e disponibilidade de estoque.
Parcerias e doações para reduzir o desperdício de alimentos
Além das medidas implementadas para prevenir o desperdício em suas operações diárias, o Grupo Dia promove parcerias estratégicas que contribuem para esse objetivo com iniciativas de prevenção, valorização e reaproveitamento de alimentos para evitar o desperdício.
Por exemplo, no Brasil os clientes podem adquirir produtos com data próxima do vencimento com descontos superiores a 50%, graças à parceria com a B4Waste. Em 2022, essa colaboração ajudou a salvar mais de 200 tolenadas de alimentos no país.
Na Espanha, os clientes do Dia em Castilla e León podem desfrutar de uma variedade especial de Sr. Mendrugo, a cerveja artesanal criada pela Cervezas Mica, Pascual Innoventures e RobinGood. Essa Pale Ale, disponível no Dia, é produzida com excedentes de pão das lojas da região, contribuindo para combater o desperdício de alimentos e promover a economia circular.
O Dia também estabeleceu parcerias com outras empresas que também facilitam a venda de produtos próximos ao vencimento. Em Portugal, desde o final de 2021, a empresa colabora com a Too Good To Go, uma plataforma que permite aos usuários comprar “pacotes surpresa” de alimentos a preços reduzidos, evitando o desperdício. Essa parceria já evitou o desperdício de mais de 100.000 kg de comida e a emissão de aproximadamente 251 toneladas de CO2 na atmosfera, de acordo com dados relatados pelo Grupo Dia no final de 2022.
Além dessas iniciativas, a empresa promove a doação de excedentes de produtos adequados para consumo, mas não para venda, de seus centros de distribuição e dark stores. No Brasil, mais de 50 toneladas desses alimentos foram doados para instituições cadastradas no programa Comida do Prato. Na Espanha, mais de 87.000 kg desses produtos foram destinados em 2022 a parceiros como a World Vision e a Cáritas. Na Argentina, o Dia contribui há mais de uma década para combater o desperdício de alimentos por meio de doações de produtos com prazo de validade curto para o Banco de Alimentos.
Globalmente, a empresa reduziu as doações de excedentes devido à melhoria na gestão de estoques, passando de 893.000 kg em 2021 para 675.000 kg em 2022. No entanto, ainda representa uma quantidade significativa de produtos que, ao invés de serem descartados, são redirecionados às comunidades em situação de vulnerabilidades.
Dicas e receitas para aproveitar ao máximo sua cesta de compras
As famílias estão cada vez mais conscientes do desperdício de alimentos e estão adaptando seus hábitos de consumo para evitar o desperdício de comida. Uma maior conscientização ambiental e o aumento nos preços dos alimentos no último ano têm sido fatores determinantes para avançar na luta contra esse desafio, incentivando o maior aproveitamento de alimentos e melhor planejamento de compras com um orçamento mais eficaz.
“Comer Melhor a Cada Dia” é o programa do Grupo Dia que contribui para a superação das barreiras alimentares, para que todas as pessoas percebam que manter uma alimentação equilibrada não é complexo, nem caso, independentemente de local onde se vive ou orçamento que se tenha.
Dentro desse programa e como parceiro na economia doméstica, o Dia também promove medidas para sensibilizar sobre esse tema e facilitar uma mudança de hábitos que contribua para evitar o desperdício de alimentos. Para promover as frentes de conhecimento e frequência, a empresa está disponibilizando em todos os canais, revista digital e redes sociais, informações e guias para uma dieta equilibrada, além de receitas rápidas, fáceis em formato de vídeo ou texto e outras dicas.
Redação SuperHiper