Grupo Mateus tem melhora do capital de giro no terceiro trimestre

Leia em 4min 30s

Empresa registra crescimento de 4,3% e aponta recorde de receita bruta no período, totalizando R$ 7,8 bilhões, com um crescimento de 17,2%

 

O Grupo Mateus (GMAT3) divulgou o seu balanço referente ao terceiro trimestre de 2023. No geral, o período foi marcado por um recorde de receita bruta, totalizando R$ 7,8 bilhões, com um crescimento de 17,2%. Nos nove primeiros meses do ano, a receita bruta alcançou R$ 21,7 bilhões, um aumento de 22,4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

O Grupo Mateus também observou uma constante importante de 7,4% na margem EBITDA. No acumulado do ano, a linha registrou um crescimento de 20,7% e atingiu R$ 1,4 bilhão. Além disso, houve uma evolução significativa na margem Ebitda das operações com mais de 13 meses na região Nordeste, com aumento de 1,5 ponto percentual, saindo de 2,5% no segundo trimestre para 4,0% no terceiro trimestre. Essa melhora reflete as iniciativas tomadas pela empresa para aumentar a rentabilidade dessas operações.

 

Outro destaque foi o capital de giro, que continuou sendo um dos focos no trabalho da Companhia e apresentou uma melhora de 28 dias no ciclo de conversão de caixa, que encerrou o trimestre em 85 dias.

 

A performance de mesmas lojas foi de 8,4% no acumulado do ano. No terceiro trimestre, houve um aumento de 1,5 ponto percentual, saindo de 2,5% no segundo trimestre para 4,0%. Essa melhora reflete as iniciativas tomadas pela empresa para aumentar a rentabilidade dessas operações.

 

Durante o período, o grupo continuou com seu plano de expansão e inaugurou sete novas lojas, fortalecendo sua presença em diferentes regiões do Nordeste. A empresa chegou à região metropolitana de João Pessoa, na Paraíba, com a abertura de um supermercado na capital e dois atacarejos nas cidades de Bayeux e Cabedelo. Além disso, foram inaugurados três atacarejos no Ceará, em cidades importantes do interior do estado, como Canindé, Juazeiro do Norte e Aracati. Em São Luís, no Maranhão, foi inaugurada uma loja de eletrodomésticos.

 

Para o quarto trimestre de 2023, a previsão é seguir expandindo sua presença regional, principalmente em importantes estados do Nordeste. No mês de outubro, o Mateus abriu suas primeiras lojas em Recife e Olinda, marcando sua presença em uma das principais regiões do Nordeste. Vale ressaltar que, durante o terceiro trimestre, 60% das vendas do Grupo vieram de lojas em maturação.

 

Bandeiras Hiper/Super e Camiño apresentam crescimento de 13,5% e 8,9%, respectivamente

A receita bruta do segmento de varejo, que compreende supermercados, hipermercados e lojas de vizinhança, apresentou um crescimento significativo no terceiro trimestre de 2023. De acordo com os dados divulgados, a receita atingiu a marca de R$ 2 bilhões, representando um aumento de 11,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. As bandeiras Hiper/Super e Camiño foram responsáveis por impulsionar esse crescimento, registrando um aumento de 13,5% e 8,9%, respectivamente. Vale ressaltar que o segmento de Varejo correspondeu a 26% da receita bruta total do Grupo.

 

Considerando os primeiros nove meses do ano, a receita do segmento de Varejo alcançou o valor total de R$ 5,7 bilhões, o que representa um crescimento de 15,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador SSS também registrou um aumento expressivo, atingindo a marca de 9%.

 

Esses resultados demonstram a solidez e o sucesso das operações no segmento de Varejo, evidenciando o contínuo crescimento e a eficiência das estratégias adotadas pela empresa.

 

Paralelo a isso, o segmento de atacarejo também apresentou um crescimento significativo, registrando uma receita bruta de R$ 4,2 bilhões, o que representa um aumento de 21% comparado ao mesmo período do ano anterior. Esse segmento foi responsável por 54% da receita total da Companhia nesse período.

 

O desempenho positivo pode ser atribuído, principalmente, à expansão do formato, com a abertura de 16 novas lojas nos últimos 12 meses. Apesar da inflação no período, é importante destacar que o Grupo tem trabalhado para equilibrar as margens na Regional Nordeste, o que impactou as vendas nessa região. No acumulado do ano, o atacarejo registrou uma receita de R$ 11,6 bilhões, um aumento de 30% em relação ao mesmo período do ano anterior.

 

Já a receita bruta do Eletro alcançou R$ 316 milhões no 3T23, registrando um aumento de 9,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o índice de vendas nas mesmas lojas do segmento também obteve um resultado positivo, com um crescimento de 7,0%. Ao longo dos primeiros nove meses de 2023, o segmento de Eletro obteve uma receita de R$ 845 milhões, representando um aumento de 2,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a performance das mesmas lojas apresentou um resultado ligeiramente negativo, com uma variação de -0,3%.

 

E por fim, o setor de atacado da empresa manteve um bom desempenho nas vendas, alcançando uma receita bruta de R$ 1,2 bilhão. Esse resultado representa um crescimento de 15,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior e corresponde a 16% da receita total da companhia.

 

 Redação SuperHiper 


Veja também

Assaí abre portas em prédio histórico da Vila Isabel

Endereço icônico, que inspirou samba de Noel Rosa, também ganhou uma praça “Três ...

Veja mais
Prezunic doa mais de 55 toneladas de alimentos entre 2022 e 2023

Rede celebra parceria com Sesc Mesa Brasil durante evento no RJ   Mais de 55 toneladas de alimentos foram doadas ...

Veja mais
Grupo Muffato chega a Taubaté com atacarejo completo

Max Atacadista virá acompanhado de alameda de serviços e açougue com atendimento   Nesta sex...

Veja mais
O que sua rede pode fazer no Dia dos Supermercados

A SuperHiper separou quatro iniciativas para o varejo alimentar realizar na maior data promocional do setor &...

Veja mais
Comercial Esperança segue em expansão na cidade de Sorocaba

É a terceira unidade do grupo na cidade, com mais de 3 mil m² de área de venda   Comercial Esp...

Veja mais
Supermercados Pague Menos inaugura loja em Campinas

A quinta unidade da rede está localizada na região de Castelo e conta com cerca de 18 mil m² de &aacu...

Veja mais
Walmart amplia uso de dados para impulsionar retail media

No México, empresa coleta dados demográficos a partir de sinais digitais dos consumidores   Por Ren...

Veja mais
Supermercados ServLar está em expansão em condomínios

Rede inaugurou uma unidade em Rio Preto e pretende abrir mais seis lojas express até o final do ano   A Se...

Veja mais
Novo Atacarejo segue em forte expansão na Paraíba

A rede ainda irá inaugurar mais três novas unidades até o final deste ano   Após insta...

Veja mais