Foram analisadas 50 amostras de diferentes tipos de café, os campeões serão revelados no dia 11 de dezembro
Nesta segunda-feira (20/11), o Verdemar supermercados recebeu a etapa final do 20º Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). A prova final, que definiu os cafés campeões do concurso, Safra de 2023, foi realizada no mezanino da unidade Sion, em Belo Horizonte (MG). Foram avaliadas 36 amostras na categoria Café Natural e 14 amostras da categoria Café Cereja Descascado; Despolpad; e Desmucilado. Os grandes campeões serão revelados em evento especial no dia 11 de dezembro.
Para aproximar os consumidores dos produtores, o Verdemar entrou como parceiro do projeto da Emater-MG e, desde 2018, passou a lançar uma linha especial dos cafés campeões do concurso. A rede compra as sacas do primeiro e segundo lugar e dá um destaque especial nas gôndolas das 16 lojas do Verdemar, com um rótulo especial. “Nosso objetivo é difundir a cultura e o apreço por tomar um café de extrema qualidade. Nós mineiros somos amantes do café, mas, infelizmente, não nos é ensinado a valorizar os cafés especiais. Por isso, fazemos esse investimento de trazer para nossas gôndolas esses que são os melhores grãos de Minas Gerais e do Brasil”, ressaltou o diretor comercial do Verdemar, Alexandre Poni.
Neste ano, a região com maior número de finalistas foi a Matas de Minas (27), seguida pelo Sul de Minas (18) e o Cerrado Mineiro (5). O concurso de 2023 contou com 1.563 inscrições. Os cafés foram avaliados por uma comissão julgadora, formada por especialistas em cafés especiais. As amostras foram submetidas à análise sensorial, de acordo com a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA), sendo observados atributos como fragrância, aroma, sabor, acidez, corpo, uniformidade, ausência de defeitos, doçura, finalização, equilíbrio e avaliação global. Todos os finalistas obtiveram nota mínima de 85 pontos.
“O concurso é uma referência no Brasil em relação à descoberta de novos cafés. Pela capilaridade que a Emater-MG tem no estado, vamos até as pequenas propriedades, onde estão as jóias mais raras. Conseguimos trazer os pequenos produtores para esta competição. São cafeicultores que, até então, não tinham acesso a concursos de qualidade”, afirma o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussu.
A realização da edição de 2023 do Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais conta, além da Emater-MG, com a participação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Universidade Federal de Lavras (Ufla), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas e a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Faepe). A competição tem patrocínio do Sicoob Crediminas e apoio do supermercado Verdemar.
Redação SuperHiper