Assaí foca em expansão orgânica para o próximo ano

Leia em 2min 40s

Grupo planeja 15 unidades para 2024, e mais 20 para 2025

 

Nesta segunda-feira (27), foi realizado o Investor Day Assaí, em que executivos do grupo apresentaram os dados e planos da rede. Após a grande expansão do grupo nos últimos três anos, que incluiu a conversão de 66 lojas do Extra, Assaí irá passar por um período de desaceleração. Para o próximo ano, a empresa planeja a abertura de 15 unidades, e outras 20 em 2025. O capex seguirá essa proporção, reduzindo de R$ 3,41 bilhões dos últimos 12 meses, para R$ 1,5 bilhão a R$ 2 bilhões no próximo ano.

 

Essa ação fará com que o grupo diminua a sua alavancagem e passará a pagar os investimentos com a geração de caixa. Como explica a CFO Daniela Sabbag: “A partir do segundo semestre a geração operacional vai pagar o custo da dívida e os investimentos, a dívida em si não cai em 2024 porque a gente continua investindo. Deve ficar estável, mas vamos gerar caixa para pagar os juros e os investimentos.” A executiva também destacou que as inaugurações de 2021 tiveram EBTIDA Pré-IFRS16 de 6% no 3º trimestre de 2023, as de 2022 foi um valor de 4,9%, e as de 2023 com uma taxa de 0,2%, com um tempo médio de funcionamento de apenas três meses.

 

A geração de caixa livre do Assaí foi positiva, de R$ 132 milhões e o caixa operacional foi de R$ 4,86 bilhões. O caixa operacional suportou 90% dos investimentos entre janeiro de 2021 e setembro de 2023. O acumulado de 12 meses em 2020 foi de R$ 39 bilhões, com 184 lojas, chegando à setembro de 2023 com R$ 70 bilhões, com 276 lojas. “Nosso diferencial para chegarmos até aqui foram a nossa cultura, a expansão bem-sucedida, inovação, eficiência operacional e regionalização”, enfatizou o CEO do Assaí, Belmiro Gomes.

 

A perspectiva da rede para 2024 é a maturação desse crescimento acelerado, gestão eficiente do supplier financing, geração de caixa livre superior ao atual, redução de taxa de juros. Além disso, a companhia pretende ampliar os seus canais; ajustar categorias com objetivo de alcançar novos perfis de clientes, bem como oportunidades geradoras de tráfego; explorar categorias comerciais, trazendo fluxo de clientes e diluindo custos; e comercialização de espaço publicitário.

 

Estratégia de sustentabilidade do Assaí

 

A diretora executiva de gestão de gente & sustentabilidade, Sandra Vicari, apresentou a estratégia de sustentabilidade do Assaí, que é: Impulsionar a prosperidade para todos(as) com operações responsáveis e transparentes, e menor impacto ambiental.

 

  • Social: desenvolver comunidades por meio do empreendedorismo e contribuindo com a segurança alimentar.
  • Diversidade e Inclusão: valorizar e ampliar o olhar sobre diversidade e inclusão nos locais com empreendimentos do Assaí.
  • Governança: ética e gestão eficiente agregando valor aos principais públicos.
  • Ambiental:  responsabilidade ambiental atrelada ao negócio.

 

Em 2023, 97% das operações da rede estão funcionando com energias limpas. Além disso, a empresa reduziu em 1,2% as emissões de carbono e ajudara, 374 mil famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Covabra Supermercados lança vinho para celebrar aniversário de 34 anos

A edição é limitada e está disponível nas lojas físicas e e-commerce   ...

Veja mais
Condor Umbará reinaugura com ampliação no quadro de colaboradores

Unidade reinaugura com ampliação no quadro de funcionários   O Condor Umbará (Curitib...

Veja mais
Grupo Muffato tem semana com inauguração tripla

Após abrir Max Santo André, atacarejo chega simultaneamente a Campinas e Sorocaba   Nesta sexta-fei...

Veja mais
Supermercados Avenida inicia dezembro com a inauguração da 30º loja

 Rede inaugura na próxima sexta-feira mais uma unidade no interior paulista   O Supermercados Av...

Veja mais
Abilio Diniz foi escolhido para abrir o Investor Morning do Grupo Carrefour Brasil

Empresário destaca a sua participação e do grupo Península na gestão da rede, e evide...

Veja mais
Grupo Pereira investe em ações para seguir agenda ESG

ESG é um pilar do Grupo Pereira e, até o final de 2024, todas as lojas do Fort Atacadista estarão a...

Veja mais
Casino considera negociar todos os seus pontos de venda para garantir Kretinsky

Devido a sua situação financeira, grupo prepara venda de unidades; Carrefour é um dos interessados ...

Veja mais
Carrefour converterá 40 hipermercados para as bandeiras Atacadão e Sam’s Club

O plano irá acontecer entre 2024 e 2026 e metade dessas conversões ocorrerão somente no próx...

Veja mais
Prezunic inaugura 35ª loja no Rio de Janeiro

Localizada na Barra da Tijuca, esta é a quarta unidade da rede carioca inaugurada em 2023   Dando sequ&eci...

Veja mais