Rede ProSuper já nasce com sete associados e 11 lojas; meta é chegar a 40 unidades em dois anos
Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (07), em Alvorada (RS), a primeira loja da Rede ProSuper, que surge com o objetivo de transformar a realidade de muitos negócios familiares do setor supermercadista gaúcho. Lançada pela Rede UniSuper em sua convenção realizada no final de novembro, a ProSuper foi criada para desenvolver e profissionalizar mercados de bairros de Porto Alegre e da região metropolitana por meio do associativismo, ou seja, de um modelo de colaboração pelo qual empresas se unem em torno de um objetivo comum. “Sempre acreditamos que unindo forças somos mais fortes para ir mais longe. Foi assim que construímos a Rede UniSuper há 23 anos e é assim que estamos construindo a ProSuper”, diz o presidente da Rede UniSuper, Sandro Formenton.
A nova rede, que já nasce com sete associados e 11 lojas, tem como meta chegar a 40 unidades em dois anos. “Este projeto surgiu da nossa própria experiência. As famílias que fundaram a Rede UniSuper começaram com mercados de bairro e foram crescendo e se profissionalizando com o tempo. O objetivo é compartilhar nosso aprendizado, nossa infraestrutura e nosso modelo de negócio para acelerar a profissionalização dos associados ProSuper”, complementa Formenton.
Na prática, funciona assim: ao ingressar na rede, o supermercado passa por uma reforma para adequação do layout e da infraestrutura. Todos os detalhes são ajustados para que a loja ganhe mais conforto e segurança para atender ao padrão de qualidade da rede. Mudam as cores e, em alguns casos, a disposição dos itens, a distribuição das mercadorias e o mix de produtos oferecidos. Mas um aspecto bem importante a Rede ProSuper faz questão de preservar: a identidade de cada negócio. “Na fachada, nós mantemos o nome original do mercado, que muitas vezes é o nome da família. O mercado não desaparece, mas cresce”, ressalta o presidente da Rede UniSuper.
Primeiro associado ProSuper
O primeiro a passar por este processo foi o Macrozatti Supermercado, que foi reaberto ao público na manhã desta quinta-feira (07), em Alvorada, após uma ampla reforma. Fundado em 1989 pelo pai e pelos irmãos da atual proprietária, Andressa Guzati, o negócio hoje é conduzido por Andressa e pelo seu filho Vinícius, membro da terceira geração da família. Concluída a reforma, a expectativa, agora, é de crescer e de se profissionalizar ainda mais, colhendo os frutos da nova parceria. “A última reforma que fizemos na loja foi em 2020. Sentimos que estava na hora de melhorar o supermercado novamente e, por isso, buscamos o apoio da rede”, afirma Andressa.
Além do Macrozatti Supermercado, outros seis estabelecimentos já fazem parte da Rede ProSuper: Santa Lúcia, de Campo Bom; Pereira, de Gravataí; Borba, de Osório; Schneider, com três lojas em Campo Bom e uma em Sapiranga; Super da Ilha, de Porto Alegre; e Centauro Investimentos, também de Porto Alegre. “É uma parceria em que todos ganham. Os associados passam a contar com uma série de benefícios, que vão desde a infraestrutura dos centros de distribuição da Rede UniSuper até o apoio em ações de marketing. E a Rede UniSuper, por meio da marca ProSuper e desta nova rede associativa, fica ainda mais forte em seu projeto de expansão”, conclui o presidente.
Expansão
Além da nova marca, a expansão da Rede UniSuper ganhou força, em 2023, com a abertura de um novo Centro de Distribuição, em Cachoeirinha, que ampliou a capacidade logística da rede – atualmente, são 15.000 m² de mercearia seca, 5.000 m² de hortifruti e 3.200 m² destinados a resfriados e congelados. Para 2024, o plano é ingressar no segmento atacadista, acompanhando as tendências do varejo mundial. A nova marca – UniAtacadista – já está definida e deve ser apresentada ao mercado no início do próximo ano. “Temos excelentes perspectivas para 2024”, diz Sandro.
Participe da SuperHiper!
Compartilhe as pautas, informações e novidades para serem publicadas na SuperHiper. Envie sua sugestão de pauta para: leitorsh@abras.com.br
Redação SuperHiper.