Supermercados cortam mix em busca de eficiência operacional

Leia em 1min 20s

Sortimento nas lojas americanas está até 20% abaixo dos níveis pré-pandemia, mas especialistas veem vantagem nessa abordagem

 

Por Renato Muller

 

A pandemia provocou um efeito curioso nos supermercados: com as dificuldades logísticas e o isolamento social, as empresas reavaliaram seus sortimentos, chegando a tirar das lojas boa parte do mix – o que não fez falta para os clientes.

 

Grandes supermercadistas americanos reduziram sua oferta de produtos em várias categorias desde 2020, o que resultou em diminuição de custos, menos desperdícios e menos complexidade operacional. Esse movimento também foi adotado pela indústria: a Coca-Cola, por exemplo, cortou pela metade a variedade de bebidas à disposição do varejo, otimizando seu sortimento para os itens mais lucrativos.

 

“A mentalidade atual é de correr o risco de perder uma parte da demanda potencial, em vez de investir demais em muita variedade e ter excesso de estoque”, afirma Inna Kuznetsova, CEO da ToolsGroup, fornecedora de software de planejamento e otimização da cadeia de abastecimento.

 

Segundo dados da Circana, em 2019 novos itens representaram 5% dos produtos disponíveis nas lojas em categorias como beleza, calçados e brinquedos. No ano passado, esse índice caiu para apenas 2%. Já de acordo com a Shelf Engine, especializada na automação de pedidos para supermercados, grandes redes do setor reduziram sua oferta de hortifrutis entre 15% e 20%. “O corte no sortimento melhorou a eficiência operacional, o que, no fim das contas, se traduziu em uma melhor experiência para os clientes”, afirma Stefan Kalb, CEO da empresa.

 

Redação SuperHiper


Veja também

Duas redes do sul do País promovem mutirão de vagas

Condor e Grupo Koch fazem recrutamento para diversas áreas nos próximos dias Para quem aposta em um des...

Veja mais
Supermercados BH adquire terreno para construção de CD e loja

Rede compra o Estádio da Fazendinha em Ituiutaba (MG) para instalar um novo centro de distribuição ...

Veja mais
Promoções e IA são prioridades para os supermercados

Conheça 5 tendências que marcarão o setor supermercadista neste ano nos Estados Unidos   Por ...

Veja mais
Grupo Muffato abre dois novos atacarejos na Grande São Paulo

Unidades da Lapa, em São Paulo, e São Bernardo fecham ciclo de conversões para a bandeira Max Ataca...

Veja mais
REWE testa sistema Pick&Go em duas lojas na Alemanha

Primeiro mercado com cerca de 1.200 metros quadrados será inaugurado no primeiro semestre de 2024   Pionei...

Veja mais
Empresas usam a experiência do cliente para a evolução de seus negócios

Muito mais do que conquistar clientes e oferecer melhores produtos e serviços, investir em CX pode proporcionar u...

Veja mais
Rede Alvorada comemora 40 anos

Para o ano de 2024, a expectativa da rede é abrir uma nova unidade em Varginha   A Rede Alvorada, no Sul d...

Veja mais
Pague Menos segue processo de expansão e inaugura nova loja

Em ritmo acelerado, a rede inaugura a 36ª unidade em Tietê, a segunda do município   A Rede de&...

Veja mais
Grupo Mateus vende imóveis a fundo imobiliário

Transação no valor de R$ 234,7 milhões, tem como objetivo a venda e locação de cinco ...

Veja mais