“Nós, varejistas, também temos a obrigação de democratizar os produtos através dos preços, Samuel Vânio Costa Jr., CEO do Enxuto
Os desafios são intensos no varejo, mas sem dados é ainda muito mais complicado. Conhecido por estar sempre à frente tecnologicamente (foi o primeiro a lançar o carrinho inteligente na América Latina, o self-checkout para grandes compras, o de bate-papo, entre outras inovações), o Enxuto Supermercados, hoje com mais de 40 unidades espalhadas pela região de Campinas, Cosmópolis, Itupeva, Limeira, Piracicaba e Rio Claro resolveu mudar sua política de preço para os seus clientes que fazem parte do seu programa de fidelidade, utilizando a inteligência de dados.
Depois de muitas análises de precificação no mercado, com empresas terceirizadas, o próprio BI e por meio do CRM, a empresa entendeu vários hábitos de consumo para que seus clientes pudessem ter mais vantagens.
Agora o cliente VIVA, ou seja, aquele que fizer parte do seu cartão de fidelização, poderá ter descontos nos 15 mil itens disponíveis na loja quando ele compra em quantidades maiores.
“Nós, varejistas, também temos a obrigação de democratizar os produtos através dos preços e hoje podemos saber o número de produtos que os consumidores levam em certas categorias. Por isso, colocamos toda a tecnologia para trazer muitas vantagens para nossos clientes. Além disso, é uma boa oportunidade para os empreendedores e transformadores aproveitarem a nova formatação aplicada no Enxuto”, afirma Samuel Vânio Costa Jr., CEO do Enxuto. “Temos de utilizar a tecnologia a favor de todos”, explica.
Todas as lojas físicas do grupo terão esse tipo de precificação, com exceção do Enxuto Aqui, lojas em condomínios que tem a formatação de compras de reposição, não de abastecimento.