Supermercados consumiram mais eletricidade em 2023, aponta pesquisa

Leia em 2min 50s

Saiba como baratear a fatura com o Mercado Livre de Energia

 

Oferecido por AES Brasil

 

Levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) mostra que o consumo nos lares brasileiros cresceu 3,09% em 2023, e deve seguir a tendência de alta em 2024. Como reflexo, o número de lojas no setor de supermercados aumentou 31% no mesmo ano, em comparação com 2022 — foram 666 novas unidades.

 

Outro aumento registrado em 2023 referente ao setor foi no consumo de energia das lojas, que subiu 11% comparado a 2022 (considerando o consumo de janeiro a setembro), conforme dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). No ranking de consumo do órgão, por setores, os supermercados ocupam atualmente o oitavo lugar em uma lista com 50 categorias no total — atrás apenas de grandes ramos da indústria, como produtos químicos, metalurgia, siderurgia, papel e celulose.

 

Considerando que a energia está entre os cinco maiores custos das empresas, a abertura do Mercado Livre de Energia representa uma grande oportunidade para os supermercados economizarem na fatura e terem maior competitividade.

 

Desde 1º de janeiro de 2024, podem migrar empresas conectadas à alta tensão ou atendidas pelos sistemas subterrâneos, com demandas inferiores a 500 kW. São supermercados, padarias e condomínios, por exemplo, com contas de energia em torno dos R$ 5 mil mensais.

 

Atualmente, cerca de 400 grupos empresariais do setor estão no Mercado Livre de Energia, onde o consumidor tem a liberdade de escolher o fornecedor e negociar diretamente preços, prazos, demanda e outras questões comerciais. O valor da energia e o índice de reajuste anual são definidos em contrato, e as empresas ficam livres de surpresas com bandeiras tarifárias ou correções que aumentam a conta de energia.

 

Energia mais barata e maior previsibilidade

A economia na fatura de energia das empresas que migram para o ambiente de contratação livre fica em torno de 35%, a depender da região onde estão localizadas. Mas as vantagens vão além da energia mais barata.

 

Como tudo é negociado diretamente com o fornecedor e definido previamente em contrato, é possível ter maior previsibilidade nos gastos com energia. Os contratos são mais flexíveis e podem ser fechados sob medida para as demandas de eletricidade de cada negócio, considerando sazonalidades, por exemplo.

 

Para usufruir do maior número de vantagens do Mercado Livre de Energia e reduzir ao máximo os riscos, é preciso escolher um fornecedor com expertise, solidez e transparência. No caso da AES Brasil, uma equipe de especialistas faz um estudo de viabilidade da migração e elabora, junto com o cliente, o contrato mais atrativo para aquele tipo de negócio.

 

Subsidiária da AES Corporation, uma das maiores empresas de energia dos Estados Unidos, a AES Brasil tem 25 anos de atuação no setor elétrico brasileiro e trabalha somente com energia de fontes 100% renováveis e certificadas, contribuindo para impulsionar as metas de sustentabilidade dos seus clientes, o que melhora a reputação das empresas diante do mercado e da sociedade.

 

Tem interesse em migrar sua rede ou o seu supermercado para o Mercado Livre de Energia? Acesse migremercadolivre.com.br.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Grupo Bahamas anuncia construção da sua segunda loja em Ituiutaba (MG)

“Estamos muito felizes em expandir nossa presença nessa cidade que tem um grande potencial de crescimento e...

Veja mais
SP: Sonda reinaugura loja no Boavista Shopping

Novo conceito empregado no estabelecimento proporciona maior experiência de compra, tornando-a mais confortá...

Veja mais
Walmart redefine estratégia de treinamento de suas equipes

Maior varejista do mundo passa a oferecer cursos curtos para acelerar onboarding de mais de 100 mil profissionais nos pr...

Veja mais
Sócio proprietário da Rede Pague Menos recebe título de cidadão Americanense

Homenagem ao senhor Antonio Santichio foi realizada na Câmara Municipal da Cidade de Americana   Na ú...

Veja mais
Fort Atacadista inicia obra de nova loja em Novo Hamburgo (RS)

O empreendimento contará com uma área de 23100 m², sendo 15000 m² de área coberta e 300 v...

Veja mais
Carrinhos inteligentes: Savegnago proporciona maior comodidade aos seus clientes

Empresa amplia tecnologia nos pontos de venda visando mais praticidade, liberdade e conforto para os consumidores e para...

Veja mais
Boa Supermercados inaugura unidade em Valinhos (SP)

Com investimento de mais de R$ 30 milhões, a 17ª loja da rede gerou mais de 200 empregos diretos para o muni...

Veja mais
Paraíba: Rede Bemais comemora 30 anos e anuncia expansão de lojas

“Quando a gente começou, nós pensávamos apenas em constituir uma empresa familiar para a noss...

Veja mais
Rede americana cria centros de inovação em cada loja

Com estratégia de expansão com lojas menores, Sprouts Farmers Market acelera inovação para r...

Veja mais