Maior varejista do mundo passa a oferecer cursos curtos para acelerar onboarding de mais de 100 mil profissionais nos próximos anos
Renato Müller
Tudo o que se refere ao Walmart é superlativo, do faturamento aos grampos de papel utilizados ao longo de um ano. Em uma empresa em que qualquer número vem seguido de muitos zeros, qualquer mudança leva tempo e exige esforço.
É o caso das novas iniciativas de treinamento e desenvolvimento de pessoas. Em um movimento focado em atender às transformações do mercado e preparar a companhia para o futuro, a varejista está mudando sua abordagem de T&D para oferecer mais cursos de curta duração que habilitem novos colaboradores a ter um onboarding mais rápido na companhia.
E essa será uma grande necessidade do Walmart: nos próximos três anos, a empresa pretende contratar cerca de 100 mil pessoas. O perfil de contratação também mudará, removendo os requisitos acadêmicos da maioria dos cargos para focar nas competências necessárias, o que deverá democratizar o acesso a oportunidades de carreira e diminuir gargalos de contratação.
Por enquanto, o Walmart já dobrou o número de certificados e cursos de curta duração, para mais de 50 opções, para que os colaboradores consigam concluir cada carga horária em cerca de quatro meses. “Quanto mais rápido as pessoas aprendem novas habilidades, mais podem avançar na carreira”, justifica Loraine Stomski, vice presidente sênior de liderança e aprendizado do Walmart.
A varejista também está desenvolvendo certificações sob medida, incluindo um curso de operações de supply chain criado em parceria com a Universidade do Arkansas. “Queremos que nossos colaboradores tenham flexibilidade e controle totais sobre suas carreiras e, por isso, estamos simplificando os treinamentos e a aquisição de créditos escolares a partir dos treinamentos”, disse Stomski. Quatro dias de treinamento de liderança em uma das unidades da Walmart Academy valem até seis horas de crédito universitário, o que significa que os colaboradores podem aproveitar os treinamentos para diminuir o tempo de graduação.
Redação SuperHiper