Lucro líquido do Grupo Mateus cresce 61,1% no 4T23 com margem Ebitda de 7,5%

Leia em 2min 40s

Empresa segue em um caminho de crescimento sustentável, focada em resultados positivos e no fortalecimento de suas operações

 

Grupo Mateus divulgou na noite da última quarta-feira, 06, o seu balanço referente ao 4T23. Durante o período, a empresa alcançou um marco significativo ao registrar um recorde de receita bruta, atingindo a marca de R$ 8,5 bilhões. Observou-se também uma melhora substancial na performance das mesmas lojas, com um aumento de 4,3% para 8,8% em relação ao trimestre anterior. O trabalho contínuo de otimização do capital de giro resultou em uma melhora significativa de 9 dias em comparação ao trimestre anterior, com destaque para a linha de fornecedores, que avançou 11 dias.

 

A dedicação ao plano de expansão do Grupo se refletiu na abertura de 11 atacarejos durante o trimestre, incluindo as primeiras lojas em Recife e Olinda, marcando presença em 7 das 9 capitais do Nordeste. Além disso, um novo supermercado foi inaugurado em São Luís, demonstrando o potencial de crescimento mesmo em regiões já consolidadas.

 

Com relação aos números, no quarto trimestre de 2023, o lucro líquido, excluindo efeitos não recorrentes, registrou um impressionante crescimento de 61,1%, atingindo a marca de R$ 332,0 milhões, com uma margem Ebitda de 7,5% e um ciclo de caixa de 77 dias. Com receita líquida de R$ 7,5 bilhões e um crescimento de 24,4%, o Grupo manteve uma margem bruta de 21,8% neste período.

 

O lucro bruto do trimestre alcançou R$ 1,6 bilhão, representando um avanço de 27,8%, enquanto as despesas operacionais totalizaram R$ 1,1 bilhão, equivalente a 15,1% da receita líquida do período. O indicador Dívida Líquida/Ebitda foi de 0,3x ao final de 2023, demonstrando solidez financeira, com um saldo de caixa de R$ 1,3 bilhão.

 

A empresa segue em um caminho de crescimento sustentável, focada em resultados positivos e no fortalecimento de suas operações, mantendo um olhar atento às oportunidades de expansão e ao compromisso com a rentabilidade e geração de valor a todas as partes envolvidas.

 

Lojas da nova regional atingem margem Ebitda de 6,8% no 4T23

A Companhia teve no 4T23 um período marcante para sua expansão, com a abertura de doze novas lojas, sendo 11 atacarejos e 1 varejo. Com foco em Pernambuco, foram inauguradas seis lojas de atacarejo, sendo três em Recife, duas em Olinda e uma em Paulista. Além disso, houve expansão em Maceió, com a abertura de dois atacarejos, e inaugurações em Patos (PB), Nossa Senhora da Glória (SE) e São Luís (MA).

 

No mesmo trimestre, as lojas da nova regional com mais de 13 meses de operação apresentaram avanço na margem Ebitda, com melhora de 1,2 p.p, totalizando 6,8%. Considerando o conceito pré-IFRS, a melhora foi de 1,4 p.p.

 

Durante o 4T23, as lojas em maturação corresponderam a 60% da receita bruta total da Companhia, evidenciando o sucesso do plano de crescimento. Para o ano de 2024, estão previstas inaugurações na Regional Nordeste e no Maranhão, mantendo o foco no crescimento aliado à rentabilidade e nas melhorias do capital de giro, visando gerar valor para colaboradores, acionistas e parceiros.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Dia da mulher: supermercadistas apostam em programas internos para inspirar inclusão

Empresas como GPA e Grupo Pereira contam hoje com 52% dos seus quadros funcionais, ocupados por mulheres   Oficia...

Veja mais
Cencosud Brasil avança no digital e cresce quase 50% no cash & carry

Grupo celebrou outras importantes conquistas em 2023, com recorde de abertura de lojas no Rio de Janeiro e ingresso no m...

Veja mais
Covabra Supermercados investe R$ 50 milhões em sua primeira unidade em Indaiatuba

Construção da loja localizada no Jardim Juliana teve início em fevereiro; previsão é ...

Veja mais
GPA: Renan Bergman substitui Naouri no conselho e Casino deve reduzir fatia a até 20%

De um total de nove membros, o grupo francês ocupará apenas dois assentos na futura composiçã...

Veja mais
Whole Foods avança com lojas menores

Formato Daily Shop quer atender clientes urbanos com foco em conveniência, refeições prontas e itens...

Veja mais
MT: Atendimento Móvel no Fort Atacadista faz exames gratuitos de Mamografia e CCO

Veículo do Sesc Saúde Mulher permanece na loja de Várzea Grande na Avenida da FEB até o dia ...

Veja mais
Via Atacadista inaugura loja em Porto Alegre (RS)

“Esta nova unidade é um marco na história da rede, pois já era desejo a muito tempo da empres...

Veja mais
Mart Minas anuncia Thiago Vaz como novo Diretor Comercial

Neste cargo, o profissional assume a responsabilidade de, junto com sua equipe, gerenciar mais de 700 fornecedores, gara...

Veja mais
Circuito Corridas Pague Menos reúne 2800 participantes em Americana (SP)

Dividida nas categorias 5k, 10k e 21k, masculino e feminino, a competição reuniu atletas profissionais e a...

Veja mais