Cencosud Brasil avança no digital e cresce quase 50% no cash & carry

Leia em 3min 40s

Grupo celebrou outras importantes conquistas em 2023, com recorde de abertura de lojas no Rio de Janeiro e ingresso no mercado de retail media

 

Em 2023, a Cencosud Brasil, uma das maiores supermercadistas do país, realizou importantes avanços e conquistas alinhadas à sua estratégia de crescimento. Mesmo diante do cenário econômico desafiador, o grupo aumentou sua presença no país com 17 novas lojas físicas e operações on-line no Rio de Janeiro, realizou grandes avanços no digital, ingressou no mercado de retail media e apostou em sinergias para potencializar o Cash & Carry.

 

Como resultado de todas essas ações, somadas aos projetos de eficiência e automatização de processos, a companhia encerrou 2023 com uma receita liquida de R$ 10 bilhões, um aumento de 8,5% ante 2022, com participação do Cash & Carry de 35%, quase 10 p.p. a mais que em 2022. O EBITDA atingiu R$ 569 milhões em 2023, em linha com o ano anterior e margem de 5,7%.

 

No ano passado, a rede de supermercados Prezunic registrou um recorde de inaugurações no Rio de Janeiro. Explorando um novo nicho de mercado, as cinco novas lojas possuem estrutura moderna e compacta, com foco em perecíveis e diversas facilidades para os clientes, como pagamento por reconhecimento facial, terminais de autoatendimento e o Fila Zero, serviço inédito que combina a seleção de produtos na loja com a comodidade da entrega e pagamento em domicílio.

 

O 4T23 teve ainda como destaque a bandeira de conveniência Spid, que abriu três lojas e assinou um acordo estratégico com iFood para assumir 9 dark stores da operação iFood Express no Rio de Janeiro, praticamente dobrando sua atuação local, totalizando 19 lojas físicas e online.

 

Como parte das constantes ações realizadas com foco na experiência do cliente estão as melhorias em mais de 40 lojas da rede GBarbosa na Bahia, Sergipe e Alagoas, a reinauguração da loja Giga Atacado Barra Funda, em São Paulo, além da conversão de oito lojas Bretas para o formato Atacarejo em Goiás.

 

Cash & Carry

O Cash & Carry foi um dos principais contribuidores para o crescimento da receita da Cencosud Brasil, registrando um aumento de 49% sobre 2022 e participação de 35% na receita líquida, impulsionada pelo crescimento do Giga e pela migração de lojas do segmento de Varejo para Atacado, que ainda estão em fase de maturação. Hoje, essa operação do grupo é composta por 57 lojas – sendo 11 do Giga Atacado, 36 do Bretas Atacado e 10 do Mercantil Atacado.

 

Digital e retail media

A Cencosud Brasil celebrou importantes avanços, a exemplo da loja automatizada do Prezunic dentro do WhatsApp – tornando a companhia uma das primeiras varejistas de alimentos da América Latina a operar o serviço – os programas de relacionamento Clube Prezunic, Clube Bretas e o serviço de assinatura Prezunic Prime, que, além de fortalecer seu CRM, oferecem diversos benefícios e descontos exclusivos aos clientes cadastrados.

 

Ainda no âmbito de relacionamento com o cliente e proporcionar experiências diferenciadas, houve o lançamento de Cencosud Media Brasil, unidade de negócio especializada em retail media. Combinando recursos de Inteligência Artificial, analítica avançada, regionalidade e conhecimento do consumidor, Cencosud Media vem realizando uma série de ações junto aos parceiros da indústria, apoiando-os em suas estratégias de marketing para conectar clientes às marcas.

 

ESG

Dentro da atuação em ESG, a sustentabilidade esteve presente por meio do uso de iluminação em LED e sistemas de refrigeração eficientes. Além disso, em 2023, a companhia arrecadou 53,8 toneladas de vidro e 4,7 toneladas de lâmpadas que foram destinadas para reciclagem e doou 250,8 toneladas de alimentos para projetos que beneficiam instituições sociais.

 

No pilar Pessoas, a companhia desenvolve ações contínuas que valorizam e promovem a diversidade na companhia, hoje composta por 50% de mulheres. Colaboradores que se declaram negros/pardos ocupam mais de 57,5% dos cargos de liderança, um dos maiores índices do setor supermercadista.

 

O grupo segue confiante no cenário socioeconômico do país e está dedicado em garantir a qualidade de todos os produtos e serviços ofertados e, sobretudo, com foco na rentabilidade do negócio.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Dia da mulher: supermercadistas apostam em programas internos para inspirar inclusão

Empresas como GPA e Grupo Pereira contam hoje com 52% dos seus quadros funcionais, ocupados por mulheres   Oficia...

Veja mais
Lucro líquido do Grupo Mateus cresce 61,1% no 4T23 com margem Ebitda de 7,5%

Empresa segue em um caminho de crescimento sustentável, focada em resultados positivos e no fortalecimento de sua...

Veja mais
Covabra Supermercados investe R$ 50 milhões em sua primeira unidade em Indaiatuba

Construção da loja localizada no Jardim Juliana teve início em fevereiro; previsão é ...

Veja mais
GPA: Renan Bergman substitui Naouri no conselho e Casino deve reduzir fatia a até 20%

De um total de nove membros, o grupo francês ocupará apenas dois assentos na futura composiçã...

Veja mais
Whole Foods avança com lojas menores

Formato Daily Shop quer atender clientes urbanos com foco em conveniência, refeições prontas e itens...

Veja mais
MT: Atendimento Móvel no Fort Atacadista faz exames gratuitos de Mamografia e CCO

Veículo do Sesc Saúde Mulher permanece na loja de Várzea Grande na Avenida da FEB até o dia ...

Veja mais
Via Atacadista inaugura loja em Porto Alegre (RS)

“Esta nova unidade é um marco na história da rede, pois já era desejo a muito tempo da empres...

Veja mais
Mart Minas anuncia Thiago Vaz como novo Diretor Comercial

Neste cargo, o profissional assume a responsabilidade de, junto com sua equipe, gerenciar mais de 700 fornecedores, gara...

Veja mais
Circuito Corridas Pague Menos reúne 2800 participantes em Americana (SP)

Dividida nas categorias 5k, 10k e 21k, masculino e feminino, a competição reuniu atletas profissionais e a...

Veja mais