Dia da mulher: supermercadistas apostam em programas internos para inspirar inclusão

Leia em 3min 10s

Empresas como GPA e Grupo Pereira contam hoje com 52% dos seus quadros funcionais, ocupados por mulheres

 

Oficializado pela ONU na década de 1970, o Dia Internacional das Mulheres é pautado pela manifestação da busca por mais representatividade, direitos e respeito em todas as esferas sociais, incluindo o mercado de trabalho.

 

Para além de comemorar, poder dar luz e servir de inspiração as profissionais do setor supermercadistas, a SuperHiper conversou com Erika Petri, Diretora Executiva de RH, Sustentabilidade e Comunicação Corporativa do GPA e Simone Cotta, Head de Comunicação Corporativa e ESG do Grupo Pereira.

 

Mulheres com longa experiência profissional, elas entendem que a presença da mulher nas empresas, especialmente nos cargos de liderança, é um caminho sem volta e bastante representativo.

 

No GPA as mulheres representam 52% do quadro de funcionários e a companhia vem investindo em programas de capacitação para aumentar a ascensão feminina.

 

O Grupo Pão de Açúcar integra o Movimento Mulher 360, princípios WEPs, Aliança sem estereótipos da ONU, a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas e a Coalização Empresarial pela Equidade Racial e de Gênero.

 

Desde 2019, a empresa conta com um programa de desenvolvimento exclusivo para lideranças femininas que possui duração de seis meses. Desde o início dos programas, quase 2 mil mulheres foram treinadas e 37% delas foram promovidas a cargos de liderança até o momento.

 

Para Erika Petri, promover e apoiar as mulheres em suas carreiras traz não apenas benefícios individuais para elas, mas também contribui para o avanço da equidade de gênero e para a construção de um ambiente de trabalho mais inclusivo e diverso.

 

A área de proximidade do GPA, que compreende nossos formatos Minuto Pão de Açúcar, Pão de Açúcar Fresh e Mini Extra, tem 57% de sua liderança ocupada por mulheres. Essas lojas são o motor da expansão da empresa, com aberturas em diversas cidades, especialmente em São Paulo e no Interior do estado. Aproveitando essa oportunidade da abertura de novas lojas, temos priorizado a contratação de mulheres para serem responsáveis pela gestão dessas unidades.

 

“No quarto trimestre de 2023, o formato de proximidade apresentou um forte crescimento no total lojas de 19,3% quando comparado ao 4T22, alavancado pela boa performance das novas lojas. Na comparação mesmas lojas, apresentamos um aumento de 5,6%”, declarou Erika.

 

De uma equipe total composta por mais de 19 mil profissionais, o Grupo Pereira conta com 52% dos cargos ocupados por mulheres. Atualmente, 38% dos cargos de liderança da empresa são ocupados por mulheres.

 

Segundo a Head de Comunicação Corporativa e ESG da rede, Simone Cotta, a empresa tem como meta continuar avançando nesse caminho de equidade. “Estamos empenhados em aumentar esse número para 40% até o ano de 2024. Esta meta reflete não apenas nossos valores de diversidade e inclusão, mas também o reconhecimento do papel fundamental que as mulheres desempenham em todos os níveis do Grupo”.

 

Em 2023 a empresa criou uma escola de formação gerencial exclusiva para mulheres. Treinamentos técnicos que até então eram tradicionalmente voltados para homens, como por exemplo, curso de operador de empilhadeira, agora contam com grande adesão das mulheres. “As iniciativas de desenvolvimento nos fizeram aumentar de 32% para 38% as mulheres em cargos de liderança em 2023”.

 

“Investir no aprimoramento da carreira é essencial para qualquer profissional, e para as mulheres, essa prática ganha ainda mais importância devido a diversos fatores. Ao buscar o desenvolvimento profissional, as mulheres não apenas avançam em suas carreiras individuais, mas também contribuem para o fortalecimento da representatividade feminina em todos os setores da sociedade”, finalizou Simone Cotta.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Cencosud Brasil avança no digital e cresce quase 50% no cash & carry

Grupo celebrou outras importantes conquistas em 2023, com recorde de abertura de lojas no Rio de Janeiro e ingresso no m...

Veja mais
Lucro líquido do Grupo Mateus cresce 61,1% no 4T23 com margem Ebitda de 7,5%

Empresa segue em um caminho de crescimento sustentável, focada em resultados positivos e no fortalecimento de sua...

Veja mais
Covabra Supermercados investe R$ 50 milhões em sua primeira unidade em Indaiatuba

Construção da loja localizada no Jardim Juliana teve início em fevereiro; previsão é ...

Veja mais
GPA: Renan Bergman substitui Naouri no conselho e Casino deve reduzir fatia a até 20%

De um total de nove membros, o grupo francês ocupará apenas dois assentos na futura composiçã...

Veja mais
Whole Foods avança com lojas menores

Formato Daily Shop quer atender clientes urbanos com foco em conveniência, refeições prontas e itens...

Veja mais
MT: Atendimento Móvel no Fort Atacadista faz exames gratuitos de Mamografia e CCO

Veículo do Sesc Saúde Mulher permanece na loja de Várzea Grande na Avenida da FEB até o dia ...

Veja mais
Via Atacadista inaugura loja em Porto Alegre (RS)

“Esta nova unidade é um marco na história da rede, pois já era desejo a muito tempo da empres...

Veja mais
Mart Minas anuncia Thiago Vaz como novo Diretor Comercial

Neste cargo, o profissional assume a responsabilidade de, junto com sua equipe, gerenciar mais de 700 fornecedores, gara...

Veja mais
Circuito Corridas Pague Menos reúne 2800 participantes em Americana (SP)

Dividida nas categorias 5k, 10k e 21k, masculino e feminino, a competição reuniu atletas profissionais e a...

Veja mais