Viavarejo, do Pão de Açúcar, prevê abrir 60 lojas este ano

Leia em 2min 30s

Após união com o Ponto Frio, Casas Bahia quer retomar ritmo acelerado da década passada e volta a enfatizar o carnê



A Casas Bahia está voltando aos velhos tempos. Após concluída a união com o Ponto Frio, a nova empresa pisa no acelerador este ano e vai abrir 60 lojas, praticamente uma por semana. É um ritmo frenético já experimentado entre 2005 e 2008. Em 2011, foram fechadas 105 lojas não rentáveis do Ponto Frio, das quais 58 no último trimestre. Já sob a bandeira Casas Bahia foram abertas 18 lojas. A empresa encerrou 2011 com 945 lojas

Também o velho carnê, motor do crescimento acelerado da rede no passado, ganha destaque dentro da companhia. "Arquivamos o processo para vender o crediário da Casas Bahia. O financiamento volta a ser o 'core' da Bahia", afirma Raphael Klein, presidente da Viavarejo, o novo nome da holding que reúne as empresas Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom e que encerrou 2011 com vendas brutas de R$ 24,250 bilhões e lucro líquido de R$ 103,9 milhões. Até a semana passada, a holding se chamava Globex.

Quando a Casas Bahia se uniu ao Grupo Pão de Açúcar, foi cogitada a venda do crediário. Pelas parcerias firmadas, os candidatos naturais à compra seriam Bradesco e Itaú, que operam os cartões. Após estudos, chegou-se a conclusão que o crediário vai ser tocado pela própria empresa.

Segundo Orivaldo Padilha, vice-presidente financeiro da Viavarejo, no passado o crediário chegou a representar 90% do faturamento da Casas Bahia, mas perdeu espaço para o cartão de crédito. Hoje, responde por 25% das vendas. No Ponto Frio, a fatia do crediário é de 15,3%. Entre os cartões Casas Bahia, Ponto Frio e crediário, o financiamento próprio é 30% da venda.

Klein não diz qual é a meta de expansão do financiamento próprio. Ressalta que quer oferecer várias opções de financiamento para públicos diferentes. "O crediário é instrumento importante no controle de gasto."

Com 47 milhões de clientes cadastrados, dos quais 14 milhões ativos, o crediário é a "joia da cora" da empresa. "84% dos clientes do crediário sempre compram com a gente", diz Padilha. Ao contrário do cartão de crédito, o carnê, cujas prestações são pagas nas lojas, funciona como um estímulo a novas compras.

Outra mudança feita pela empresa é a redução da participação das vendas sem juros no total dos financiamentos, além do corte nos prazos. Em janeiro de 2011, a modalidade sem juros respondia por 58% dos financiamentos. Em dezembro tinha recuado para 47%. Em igual período, o prazo caiu de 10 para 8 vezes.

Lucro. O Grupo Pão de Açúcar, do qual faz parte a Viavarejo, teve lucro líquido de R$ 361 milhões no 4º trimestre de 2011, com alta de 43,1% ante 2010. No ano, a empresa acumulou lucro de R$ 718 milhões, com crescimento de 16,1% em relação a 2010. O faturamento total do grupo no ano passado foi de R$ 52,6 bilhões, com aumento de 45,8%.


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Viavarejo planeja 60 novas lojas Casas Bahia e Ponto Frio

A Viavarejo, do Grupo Pão de Açúcar, planeja abrir 60 novas lojas Casas Bahia e Ponto Frio em 2012....

Veja mais
DIA investe em novos produtos de beleza

A rede Dia de supermercados, pertencente ao grupo francês Carrefour, amplia seu mix de produtos nas prateleiras. C...

Veja mais
Lucro do Grupo Pão de Açúcar cresce 43%

O Grupo Pão de Açúcar (GPA), maior rede varejista do país, fechou o quarto trimestre do ano ...

Veja mais
Lucro do Pão de Açúcar avança 16%, a R$ 718 mi

O Grupo Pão de Açúcar registrou em 2011 um lucro de R$ 718 milhões, alta de 16,1% em rela&cc...

Veja mais
Makro expande conceito Speciale para mais 15 lojas

O espaço Speciale Adega & Emporium, que fica dentro das lojas Makro com oferta de produtos especiais como vin...

Veja mais
Savegnago troca de endereço em Sertãozinho

Uma das áreas com maior desempenho ao longo do ano passado no comércio varejista, o setor de supermercados...

Veja mais
Covabra espera aumento de 25% nas vendas de bebidas no Carnaval

A Rede de Supermercados Covabra estima vender 25% a mais de bebidas durante o Carnaval 2012, em relaçã...

Veja mais
Savegnago inaugura loja em Sertãozinho

A Rede Savegnago Supermercados irá reinaugurar na próxima quinta-feira, dia 16, a loja 03 em Sertão...

Veja mais
Makro expande conceito para 15 lojas

Líder no mercado atacadista no sistema de autosserviço, com 76 lojas, a rede Makro, parte do grupo holand&...

Veja mais