Após apresentar queda de 14,3% em seu lucro e faturamento de 371 milhões de euros, frente aos 433 milhões arrecadados em 2010, o grupo francês Carrefour incumbiu ao novo presidente da rede Georges Plassat - que assumirá o cargo efetivamente em junho deste ano - de vir ao Brasil e conhecer mais de perto as operações do Atacadão.
O formato idealizado no Brasil é o que tem trazido rentabilidade ao grupo francês e ajudou o País ser a operação com melhor desempenho na América Latina. Em entrevista ao DCI, o especialista em varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) Ricardo Pastore havia alertado sobre uma possível conversão de bandeiras. "Acredito que no Brasil o grupo possa alterar as lojas de Carrefour para Atacadão, uma vez que elas representam 50% do faturamento na operação brasileira", disse ele.
Anteriormente, foram abertas 17 novas lojas no formato de atacado para atender ao pequeno e médio comerciante brasileiro, o que pode enfatizar uma mudança de postura em relação as prioridades aqui no País. No exterior, o Carrefour mantém a bandeira Atacadão na Argentina e na Colômbia, e essa visita ao Brasil pode ser um passo para o processo de tentar empregar o modelo brasileiro em outros países. - - Ainda com a opinião de Pastore, a rede francesa que anunciou corte de 400 milhões de euros em investimentos, o fato não terá impacto na rede no país. O especialista ainda afirmou que seria incoerente por parte dos franceses cortar custos na operação mais rentável de seus negócios. "As lojas no Brasil tem dado bons resultados, seria incoerente cortar investimentos na operação que vem dando certo", diz.
Veículo: DCI