Vice-líder do setor supermercadista brasileiro, o grupo Carrefour, de origem francesa, como o Casino, deve seguir com a estratégia de fechar lojas deficitárias no Brasil em 2012, e parece cada vez mais atento aos passos da concorrência. Ontem, a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) esclareceu que as vendas da rede Carrefour recuaram 0,8% em 2011 em razão da exclusão das operações da rede Dia a partir de 5 de julho de 2011. "Se considerarmos somente o desempenho do Carrefour, essa variação passa a ser positiva de 8,9%", afirmou a Abras.
No ranking da Abras, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) liderou as vendas no ano passado, impactado pelas operações da Casas Bahia, que passaram a ser consolidadas no balanço do GPA a partir de novembro de 2010. O Carrefour segue na segunda colocação. Já a rede de origem norte-americana Walmart aparece na terceira posição do ranking da entidade representativa do segmento.
Uma das fortes novas competidoras desse mercado, a companhia chilena Cencosud aparece na quarta posição do ranking, com vendas consolidadas de R$ 6,236 bilhões, o que representou uma alta de 78,1% sobre o ano anterior. A marca fez algumas aquisições no País em 2011 e a Abras informou que este resultado inclui as vendas das cadeias adquiridas entre o final de 2010 e em 2011, como Bretas e Perini.
Conforme informações apuradas com a entidade, a rede do Rio Grande do Sul Zaffari ficou em quinto lugar no ano passado, com vendas de R$ 2,910 bilhões. Em seguida, estava a rede do Rio de Janeiro Prezunic, com vendas de R$ 2,653 bilhões, que no ano passado foi comprada pelo Cencosud e passará a incorporar seus resultados ao grupo chileno este ano. Na sequência do ranking estão Irmão Muffato, do Paraná, com vendas de R$ 2,308 bilhões; Angeloni, de Santa Catarina, com R$ 2,165 bilhões; Condor, do Paraná, com R$ 2,136 bilhões (++23,6%); e DMA, de Minas Gerais, com R$ 2,009 bilhões.
Páscoa
De olho nas vendas de Páscoa, a rede Carrefour avança em parcerias e produtos próprios. A empresa afirma ter reunido seis opções de pratos prontos em 26 lojas, de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná e Rio Grande do Sul. O consumidor terá opções como "Bacalhau à Gomes de Sá", "Escondidinho de Bacalhau", "Fusili ao Molho de Atum", e "Salmão ao Creme de Espinafre", entre outras. As encomendas variam de R$ 19 a R$ 39 o quilo.
Já com relação aos ovos de Páscoa, as gôndolas também terão produtos de marca própria, além de ovos licenciados, como os de Mickey e Minnie, e brindes diferenciados. Além disso, com receita caseira, as Padarias Carrefour vão produzir 100 toneladas do Bolo de Páscoa, nos sabores frutas, chocolate, além da linha trufada, nas opções de chocolate e doce de leite.
Veículo: DCI