Aulas gratuitas sobre dieta mediterrânea com foco na alimentação italiana é a estratégia da rede Sonda Supermercados para atrair os consumidores neste mês de abril, com aulas que acontecem às 14h30, em diversas lojas da marca na Grande São Paulo. O primeiro local a receber a atração é a unidade da rede em Santo Amaro, no dia 18; o Sonda Pompeia recebe a aula no dia 20, e nos dia 25 e 26 de abril acontecem no Sonda Água Branca e no Sonda Edgar Facó, respectivamente. -
Em parceria com a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, e patrocínio da Barilla, as aulas serão ministradas pela nutricionista Heloísa Tavares, da HT Consultoria e Nutrição, que dará dicas de saúde, receitas culinárias com degustação, além de falar sobre valores nutricionais dos alimentos. Para Julio Lopes, diretor de Marketing do Sonda, o intuito do projeto não é apenas difundir este hábito alimentar na mesa dos brasileiros, mas também proporcionar informações básicas sobre culinária, saúde, nutrição e gastronomia para os clientes.
Preços
Enquanto o Sonda programa novas ações, a Associação Paulista de Supermercados (Apas), em conjunto com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), aponta o Índice de Preços dos Supermercados (IPS/Apas). Os preços dos produtos comercializados nas gôndolas das redes supermercadistas recuaram 0,11% nos três primeiros meses, indica o levantamento da entidade.
No mês passado, os preços dos alimentos apontaram crescimento de 0,46% puxados pela elevação de 4,78% dos produtos in natura, que incluem a categoria frutas, legumes e verduras. A alta dos preços foi provocada pelo período irregular de chuvas nos três primeiros meses deste ano, que afetou a produtividade do setor e a oferta destes produtos aos consumidores.
Entre estes produtos o destaque foi o preço de frutas, com 5,23%, tubérculos, com 8,08%, e legumes, com 0,74%. Os itens com maior crescimento foram a laranja, com variação de 10,04%, a banana, com 4,59%, o mamão, com 15,52%, tomate, com 2,72%, cenoura, com apenas 1,53%, batata, com 3,56%, e cebola, com índice de 32,61%. Ainda segundo a pesquisa promovida pelas instituições, as bebidas registraram alta de 1,24%, sendo 1,40% para as bebidas não-alcoólicas e 0,93% para as alcoólicas, impulsionadas pelo preço da cerveja, com alta de 1,06%. Desde o início do ano, a indústria nacional tem promovido alguns reajustes para repassar a inflação registrada em 2011 - e isso impactou os preços em março.
Veículo: DCI