“Estratégia do Walmart não vai dar certo”

Leia em 2min 40s

Para o presidente do Pão de Açúcar, a cultura do consumidor brasileiro vai minar a principal política de seu concorrente



Enéas Pestana é hoje o principal executivo do Grupo Pão de Açúcar, a maior rede varejista do país que, só no ano passado, faturou R$ 52,6 bilhões. Normalmente avesso a entrevistas, Pestana anda ainda mais recluso nesses dias que precedem a maior mudança na história da companhia - no próximo dia 22 de junho o grupo francês Casino exerce seu direito de tornar-se acionista majoritário na companhia fundada pela família Diniz em1948.

Pestana não comenta a questão mas falou ao BRASIL ECONÔMICO dos planos de expansão do próprio grupo e da principal política implementada por seu concorrente, a americanaWalmart, que, segundo ele, tende a fracassar no Brasil. Leia a entrevista a seguir e entenda porque.

O grupo fez diversas aquisições ao longo de sua história. Que segmento interessa no momento? Na área de alimentos. E pode ser em diferentes formatos, como atacarejo ou mini mercados. Não queremos fazer aquisições no segmento de eletroeletrônicos, pois achamos que não há mais nenhuma empresa interessante à disposição. Sobraram apenas lojas pequenas. Nosso crescimento será orgânico nesta área.

Qual sua expectativa sobre a aprovação da fusão entre Ponto Frio e Casas Bahia pelo Cade ? Quais serão os primeiros passos após a possível aprovação? Acredito que a decisão saia este ano, mas não neste semestre. Temos algumas sinergias para resolver na logística. Será necessários desativar alguns centros de distribuição, mas não sabemos quantos e quais. Também vamos fazer algumas trocas de bandeira. Algumas lojas da Casas Bahia podem mudar para Ponto Frio e vice-versa.

O sr. comentou que o grupo tem dificuldades na região Sul do país. Quais são elas? No Sul os supermercados são muito fortes e consolidados. Além disso, o consumidor é mais bairrista. Ele é fiel a redes locais como Zaffari e Angeloni. O Sul não é nossa prioridade. Temos que correr para ocupar o Nordeste com todos nossos formatos de loja. Já no Rio de Janeiro, há espaço para as bandeiras Pão de Açúcar e Mini Mercado Extra. Em São Paulo, vamos de [atacarejo] Assaí. No Sudeste, deumamaneira geral, vamos crescer com estas três marcas.

O Walmart também é um forte concorrente na região Sul. O que o sr. acha da política da rede, conhecida como “Preço Baixo Todo dia”? Não vai dar certo. Eles já tentaram implantar esta política quando chegaram ao Brasil. Pouco tempo depois desistiram e agora estão retomando. É cultural. O brasileiro está acostumado com promoções. Fazemos pesquisas semanais de preços na concorrência e mantemos valores melhores em diversos produtos. E ainda temos a vantagem de fazer as promoções.

Em 2009, o sr. disse que a GPA Malls tinha 15 empreendimentos prontos para lançamento mas até agora apenas dois saíram do papel. O que motivou o atraso? Temos 12 projetos prontos. E isto quer dizer que temos estudo e terreno disponíveis. Em todos os empreendimentos trabalhamos com permuta. Entramos com o terreno e exigimos o valor em apartamentos então, precisamos selecionar muito bem os nossos parceiros.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Salfer se associa à Máquina de Vendas

Rede que surgiu em Joinville fará parte do segundo maior grupo varejista do BrasilA Salfer, uma das maiores redes...

Veja mais
Giassi abre loja em São José

Segunda maior rede supermercadista do Estado inaugura unidade de R$ 20 milhões em BarreirosApós quase tr&e...

Veja mais
Bourbon Wallig inicia operações na zona Norte

Considerado o maior empreendimento do Grupo Zaffari e um dos maiores da cidade na área de varejo, o Bourbon Shopp...

Veja mais
Zaffari prevê crescer 7,5% este ano

Quinta maior supermercadista do Brasil, atrás de Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Ceconsu...

Veja mais
Roldão reinaugura em Jundiaí

O Atacadista Roldão reinaugura a loja de Jundiaí (SP) hoje. A loja foi totalmente erguida e reformada depo...

Veja mais
Porto Alegre: Bourbon Wallig abre as portas nesta quinta-feira

Os moradores da zona Norte da Capital passam a contar com o maior empreendimento do Grupo Zaffari a partir de amanh&atil...

Veja mais
Tenda Atacado nega sua venda ao Pão de Açúcar

Apesar dos rumores de que a negociação para que o Grupo Pão de Açúcar (GPA) adquiriss...

Veja mais
42% dos supermercadistas do estado de São Paulo estão otimistas com a economia

Os supermercadistas do estado de São Paulo continuam otimistas e confiantes em relação aos rumos da...

Veja mais
GPA e Tenda próximos de acordo

Estão em fase final as negociações do Grupo Pão de Açúcar (GPA) para aquisi&cc...

Veja mais