Supermercados faturam 5,4% do PIB do País

Leia em 3min

Os bons resultados do setor supermercadista, que em 2011 faturou R$ 224,3 bilhões – o equivalente a 5,4% do PIB do País – foram apontados pelo presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, como um dos destaques de recente pesquisa da entidade, divulgada ontem na abertura do 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados - Apas 2012. A pesquisa, desenvolvida pela Nielsen e pela Kantar, indicou que o consumidor atual tem 25 anos de estabilidade política e 18 de estabilidade da moeda. Este cenário, somado à idade média do brasileiro, 29 anos, contribui para o crescimento do varejo, salientou Galassi. “A questão da faixa etária mostra que hoje temos mais gente no mercado de trabalho e também pessoas que estão consumindo mais. A renda e o modo de vida do brasileiro estão revolucionando o perfil dos consumidores”, disse.

A Apas 2012 reúne toda cadeia do abastecimento para debates sobre tendências, networking e negócios. Esta edição aborda o tema Colaboração – Inteligência Compartilhada Criando Valor para o Consumidor. O evento, que ocorre até quinta-feira no Expo Center Norte em São Paulo, espera gerar negócios da ordem de R$ 4,5 bilhões, com 72 mil visitantes.

Paralelo aos debates, cerca de 550 expositores lançam novidades na feira, em busca de novos mercados. Com a expectativa de desenvolver canais de negociação e fortalecer as relações com os supermercadistas do Sudeste, a fabricante gaúcha de pastilhas, balas e refrescos Docile apresenta seu mix composto por 160 produtos - com foco também no mercado atacadista e importador. A ampliação de sua linha de balas de gelatina Doci Gummies, lançada há seis meses no mercado nacional, é o principal atrativo do estande da marca de Lajeado. “São produtos mais elaborados e amplamente consumidos na Europa e Estados Unidos, ainda em desenvolvimento de consumo aqui no Brasil”, explica o diretor comercial da Docile, Alexandre Heineck. Foram investidos R$ 4 milhões desde o lançamento da nova linha de balas, voltada ao público infantojuvenil, devido às diferentes texturas, formatos e sabores.

A Docile é uma das maiores produtoras de pastilhas da América Latina e segunda no ranking de balas de goma no Brasil. Em 2011, a marca faturou R$ 90 milhões. O Rio Grande do Sul é o principal mercado da fabricante, que tem crescido tanto no mercado externo quanto interno nos últimos dez anos. No ano passado este índice foi de 23%. Um movimento contrário ao restante do mercado nacional de balas, que tem registrado queda nas exportações. “O fabricante brasileiro tem realinhado preços, devido ao aumento das matérias-primas, e apostado mais no mercado interno de consumo”, revela Heineck. 

A ascendência econômica da classe C é um dos fatores que têm contribuído no investimento em doces mais elaborados e de maior valor agregado. A demanda interna cresce em torno de 7% no País. Pelo menos outras duas marcas estão na Apas apresentando seus produtos. A Florestal está presente com duas novas linhas no seu portfólio e seis lançamentos. Entre os destaques está o novo sabor avelã da bala Sonhare e duas novas versões do pirulito Pop Kiss. Já a nova empresa de doces sofisticados Lim’s, braço da Sunny Brinquedos, leva ao evento sua linha Sunny Candies, de balas sofisticadas. No estande da marca, três lançamentos no Brasil: as balas americanas Jelly Belly, a francesa Pierrot Gourmand e a marca de doce de leite uruguaia Lapataia




Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Extra aposta nos smartphones

O Extra afirma que cresceu as vendas de smartphones em suas lojas têm crescido acima dos índices de mercado...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar, dono da rede Extra, aposta em promoção para o Dias das Mães

O Extra realiza amanhã uma promoção para o Dia das Mães com descontos de até 50% nos ...

Veja mais
Rede Extra faz promoção com descontos de 50%

Para atrair clientes e antecipar as compras de Dia das Mães, o Extra faz hoje a promoção Alerta Ver...

Veja mais
Rede de Sertãozinho assume hipermercado de Araraquara

A rede de hipermercados Patrezão, em Araraquara, interior de São Paulo, anunciou, no início da sema...

Veja mais
Mercados descumprem acordo e distribuem sacolas

Amanhã, o acordo entre a Apas (Associação Paulista de Supermercados), a Fundação Proc...

Veja mais
Atacadão abre sua primeira loja em Bauru e espera atender 120 mil clientes por mês

O Atacadão, bandeira de atacarejo do grupo Carrefour, inagura hoje uma unidade em Bauru, interior de São P...

Veja mais
Demanda faz redes subirem os morros no País

O poder de consumo da classe D é um dos fatores que faz com que grandes redes de varejo, em especial as que comer...

Veja mais
União para enfrentar a forte concorrência

Com a ida das grandes redes de supermercados para o interior, os supermercadores menores apostam na união. Para i...

Veja mais
Vendas supermercadistas surpreendem

Segundo a Amis, o crédito farto no varejo foi determinante para o aumento do faturamento do setor. O cr&eacu...

Veja mais