Os bons resultados do setor supermercadista, que em 2011 faturou R$ 224,3 bilhões – o equivalente a 5,4% do PIB do País – foram apontados pelo presidente da Associação Paulista de Supermercados (Apas), João Galassi, como um dos destaques de recente pesquisa da entidade, divulgada ontem na abertura do 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados - Apas 2012. A pesquisa, desenvolvida pela Nielsen e pela Kantar, indicou que o consumidor atual tem 25 anos de estabilidade política e 18 de estabilidade da moeda. Este cenário, somado à idade média do brasileiro, 29 anos, contribui para o crescimento do varejo, salientou Galassi. “A questão da faixa etária mostra que hoje temos mais gente no mercado de trabalho e também pessoas que estão consumindo mais. A renda e o modo de vida do brasileiro estão revolucionando o perfil dos consumidores”, disse.
A Apas 2012 reúne toda cadeia do abastecimento para debates sobre tendências, networking e negócios. Esta edição aborda o tema Colaboração – Inteligência Compartilhada Criando Valor para o Consumidor. O evento, que ocorre até quinta-feira no Expo Center Norte em São Paulo, espera gerar negócios da ordem de R$ 4,5 bilhões, com 72 mil visitantes.
Paralelo aos debates, cerca de 550 expositores lançam novidades na feira, em busca de novos mercados. Com a expectativa de desenvolver canais de negociação e fortalecer as relações com os supermercadistas do Sudeste, a fabricante gaúcha de pastilhas, balas e refrescos Docile apresenta seu mix composto por 160 produtos - com foco também no mercado atacadista e importador. A ampliação de sua linha de balas de gelatina Doci Gummies, lançada há seis meses no mercado nacional, é o principal atrativo do estande da marca de Lajeado. “São produtos mais elaborados e amplamente consumidos na Europa e Estados Unidos, ainda em desenvolvimento de consumo aqui no Brasil”, explica o diretor comercial da Docile, Alexandre Heineck. Foram investidos R$ 4 milhões desde o lançamento da nova linha de balas, voltada ao público infantojuvenil, devido às diferentes texturas, formatos e sabores.
A Docile é uma das maiores produtoras de pastilhas da América Latina e segunda no ranking de balas de goma no Brasil. Em 2011, a marca faturou R$ 90 milhões. O Rio Grande do Sul é o principal mercado da fabricante, que tem crescido tanto no mercado externo quanto interno nos últimos dez anos. No ano passado este índice foi de 23%. Um movimento contrário ao restante do mercado nacional de balas, que tem registrado queda nas exportações. “O fabricante brasileiro tem realinhado preços, devido ao aumento das matérias-primas, e apostado mais no mercado interno de consumo”, revela Heineck.
A ascendência econômica da classe C é um dos fatores que têm contribuído no investimento em doces mais elaborados e de maior valor agregado. A demanda interna cresce em torno de 7% no País. Pelo menos outras duas marcas estão na Apas apresentando seus produtos. A Florestal está presente com duas novas linhas no seu portfólio e seis lançamentos. Entre os destaques está o novo sabor avelã da bala Sonhare e duas novas versões do pirulito Pop Kiss. Já a nova empresa de doces sofisticados Lim’s, braço da Sunny Brinquedos, leva ao evento sua linha Sunny Candies, de balas sofisticadas. No estande da marca, três lançamentos no Brasil: as balas americanas Jelly Belly, a francesa Pierrot Gourmand e a marca de doce de leite uruguaia Lapataia
Veículo: Jornal do Comércio - RS