Com a ida das grandes redes de supermercados para o interior, os supermercadores menores apostam na união. Para isso, pequenas e médias empresas criaram redes de compra para concorrer com os grandes grupos. Essas associações estão em pleno crescimento, tanto no faturamento quanto no número de associados. Essa medida é considerada pelos empresários como a única forma de manter os negócios frente à concorrência dos grandes grupos.
A principal vantagem da união é conseguir junto aos fornecedores descontos nos preços das mercadorias, o que contribui para os pequenos e médios supermercados concorrerem com as grandes empresas. Outra vantagem é a eliminação de estoques, já que as compras em conjunto podem ser realizadas em períodos menores.
Fundada em 2006, a Confiança Cooperativa de Consumo dos Supermercadistas (Rede Confiança), com sede em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, reunia, naquela época, apenas oito lojas e movimentava R$ 80 milhões/ano. Hoje, são 40 lojas em 15 municípios da região e movimentação média anual de R$ 400 milhões. Nem mesmo o anúncio das chegada das grandes redes na região impediu o otimismo.
Este ano, por exemplo, a expectativa é de crescimento médio de 5% na comparação com 2011. Atualmente, há três lojas em Itapecerica, nove lojas em Bambuí, quatro em Oliveira, duas em Cláudio, Nova Serrana e Papagaio. Pitangui, Pompéu, Dores do Indaiá, Martinho Campos e Pará de Minas, têm uma sede cada.
Potencial - Confiante no potencial deste mercado, os Supermercados ABC, de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, anunciaram que vão investir R$ 70 milhões na abertura de novas lojas no interior. A ideia é abrir seis unidades - contando com o Hiper Oliveira - nas cidades de Lavras, Piumhi, Arcos, Bom Despacho e Pouso Alegre.
O ano marcará o ingresso do ABC no Sul de Minas. Além disso, uma das lojas de Divinópolis será reformada, entrando no chamado modelo plus, voltado para os públicos A e B. Hoje, o grupo tem 21 pontos de venda em 11 cidades do Centro-Oeste mineiro e no Triângulo Mineiro: Divinópolis, Itaúna, Pará de Minas, Formiga, Oliveira, Campo Belo, Arcos, Santo Antônio do Monte, Lagoa da Prata e Araxá. São 3 mil funcionários diretos e a expectativa de chegar a 4 mil até o final do ano.
Em relação ao avanço de vendas das redes de varejo do interior do Estado, a expectativa ultrapassa em muito a da Capital, onde a média de crescimento deverá ficar em 4%. No Bahamas, da Zona da Mata, a previsão é de um aumento de vendas de 10% em relação ao ano passado. No GF Supermercados, do Sul de Minas, 8%. Na rede ABC, de Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, que começou com seis funcionários e hoje tem 3 mil, a previsão é de 7%. (CC)
Veículo: Diário do Comércio - MG