Para minimizar o avanço das grandes redes de supermercados nacionais e internacionais no interior de Minas, os empresários de médias e pequenas redes do setor têm - além de investir em modernização e na fidelização dos clientes - de desenhar uma expansão geográfica para brigar pelos consumidores. A tendência, apontada pelo superintendente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Adilson Rodrigues, é de que essa disputa seja ainda mais acirrada este ano no interior, quando serão inauguradas cerca de 30 novas lojas, num aporte de R$ 250 milhões.
De acordo com ele, as regiões mais beneficiadas serão o Norte e o Sul de Minas, além do Vale do Aço, o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. "São regiões estratégicas, em que as grandes redes querem explorar potencial de mercado que ainda não é devidamente explorado", explica.
O interesse das grandes redes de abrir filiais em médias e pequenas cidades, segundo ele, é natural, e deve-se ao crescimento do poder aquisitivo da população nessas regiões. " normal que as grandes redes se expandam, começando pelas cidades maiores e atingindo também as cidades médias. O interior é o segundo maior mercado do Brasil", afirma.
De olho neste mercado, a rede de supermercados Walmart inaugura nos próximos meses sua nova loja em Passos (Sul de Minas). Está previsto investimento de R$ 37 milhões. O hipermercado terá cerca de 7 mil metros quadrados, sendo 3,7 mil metros quadrados de área de vendas e 280 vagas de estacionamento.
Expansão - No ano passado, a rede já havia inaugurado loja em Uberlândia (Triângulo Mineiro). Com área construída de 9 mil metros quadrados, a unidade demandou investimento de R$ 50 milhões. Ela está instalada dentro do Shopping Uberlândia e gera cerca de 250 empregos diretos. A loja segue o padrão das demais da rede, além de dispor de espaço para produtos regionais.
Presente em Minas Gerais desde 2000, quando foi inaugurado o Sams Club Contagem e um hipermercado no mesmo município, o Walmart deu início à expansão em 2008, quando Uberaba também ganhou um hipermercado. Já em 2009, a rede trouxe para o Estado duas unidades da sua bandeira atacadista: Maxxi Montes Claros e Maxxi Barreiro (na região do Barreiro, em Belo Horizonte). Em outubro de 2010, foi a vez da Capital receber mais um hipermercado, no bairro Planalto, na região da Pampulha. Os outros empreendimentos na Região Metropolitana de Belo Horizonte são os centros de distribuição de Betim e Vespasiano, o último inaugurado em setembro do ano passado, mediante aporte de R$ 30 milhões.
Outra empresa que também já anunciou a expansão é a rede de Supermercados BH, segunda maior no mercado mineiro em faturamento, que também vai inaugurar novos pontos de venda no interior, mas isso será somente no segundo semestre. O grupo não revela o local e nem o total a ser investido, mas adianta que neste semestre vai se concentrar nas reformas de dez lojas.
O BH tem 112 pontos de venda em Minas Gerais, a maior parte na RMBH: Contagem, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité, Lagoa Santa, Nova Lima, Sabará, Vespasiano, Sarzedo, Betim, Igarapé, Pedro Leopoldo, Juatuba e Esmeraldas. Além disso, há unidades em Conselheiro Lafaiete, Pará de Minas, Divinópolis, Congonhas, Itabira, Lagoa da Prata, Ouro Branco, Montes Claros, Pirapora, Pompéu e Várzea da Palma.
Veículo: Diário do Comércio - MG