Com a proximidade do quinto mês do ano, empresários do setor supermercadista já começam a avaliar 2012 e a criar expectativas para os próximos meses. Para Enéas Pestana, presidente do Grupo Pão de Açúcar, o ano vigente é bom e deve superar os números de 2011.
"No final do ano passado havia muita gente pessimista e preocupada com a crise, mas eu já dizia que não. Este ano tem tudo para ser melhor que 2011. Mas não deve superar 2010, que foi um ano espetacular", comenta Pestana.
Os supermercados foram responsáveis, no último ano, por 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), alcançando um valor aproximado de R$ 224,3 bilhões em faturamento. O setor hoje está concentrado, e as três maiores redes do Brasil representam 47% deste número.
O Grupo Pão de Açúcar mantém liderança isolada no setor, e este ano continua com projetos de expansão orgânica no Brasil inteiro, mas com prioridades nas Regiões Nordeste, Centro-oeste e Sudeste. "Eu não trabalho para garantir a liderança, mas para garantir resultado e retorno ao acionista, seja ele quem for. O momento atual apresenta redução de juros, taxa de desemprego baixa e um mercado consumidor ótimo, sem falta de crédito. Tenho visto gente reclamando de inadimplência, mas para nós ela é muito baixa. Este é um ano bom", conclui o presidente.
Enéas Pestana pensa que ainda pode encontrar espaço para o incremento do grupo. "À medida que começamos a apresentar resultados consistentes, começamos a desfazer todo o valor travado nas ações e atingimos um patamar seguro e razoável, considerando as aquisições e a associação com as Casas Bahia."
Quanto às negociações com o grupo Casino, o presidente do Pão de Açúcar acredita que não há motivos para apreensão. "Tenho a convicção de que não vai existir nenhum tipo de turbulência e qualquer resultado acontecerá de forma muito tranquila, pois a companhia está absolutamente preservada. A estratégia continua a mesma, com a manutenção de nosso trabalho para atingir os objetivos e resultados planejados."
Grandes do setor
Quem também está contente com o cenário econômico atual é Carlos Conley, diretor-geral do grupo Cencosud. A rede varejista chilena adquiriu no último mês de novembro a marca carioca Prezunic e quer se firmar de vez entre os gigantes do setor. "Nosso desafio neste momento não é comprar mais empresas, mas sim estabelecer e consolidar nossa marca. Não temos metas fixas, mas queremos ser respeitados e bem vistos no mercado", explica Conley.
A Cencosud foi listada no Ranking 2012 da Abras como a quarta maior rede do setor, apresentando um faturamento anual de R$ 6,23 bilhões em suas 152 unidades. Os dados ainda não levam em consideração a aquisição da Prezunic, que no mesmo período registrou R$ 2,65 bilhões de faturamento e ficou em sexto lugar na listagem.
"Ver este ranking nos deixa muito felizes e satisfeitos, mas agora a distância entre o quarto e o terceiro lugar da lista ainda é muito grande, então devemos permanecer na quarta colocação por algum tempo", analisa o diretor do Cencosud. Além do Pão de Açúcar, estão à frente da rede Carrefour e Walmart, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A lista das maiores redes supermercadistas, feita há 35 anos, pretende apresentar um panorama concreto da área. Sussumu Honda, presidente da Abras, vê muitas mudanças desde o primeiro ranking. "A disputa hoje está muito mais concentrada e antes a maioria das empresas trabalhava apenas regionalmente, hoje são gigantes que estão em diversos lugares", ele explica.
Veículo: DCI