Holding adquiriu a rede Salfer, da região SulA Máquina de Vendas, holding que engloba a mineira Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar e Eletro Shopping, adquiriu a Salfer, rede com forte presença no Sul do país, e se tornou o único grupo varejista com lojas em todos os estados e no DF.
A Máquina de Vendas, holding formada pelas bandeiras Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar e Eletro Shopping, anunciou a aquisição da Salfer, rede com forte atuação no Sul do país. Com a operação, o grupo se tornou o único varejista com lojas em todos os estados brasileiros, mais o Distrito Federal. Ao todo são 1,1 mil lojas em 442 cidades.
A união cria a Máquina de Vendas Sul, a ser representada pela Salfer e presidida por Clayton Salfer, filho do fundador da empresa, Alfredo Salfer. Conforme comunicado enviado à imprensa, a associação deve elevar o faturamento do grupo para R$ 9 bilhões neste ano. O valor da negociação não foi divulgado.
De acordo com informações da Máquina de Vendas, a aquisição marca a chegada do conglomerado empresarial ao Sul do país. "Com essa parceria completamos nossa atuação nacional e ultrapassamos em 100 lojas a meta de mil estabelecimentos previstos para o primeiro semestre", explica o presidente do Conselho de Administração da holding, Luiz Carlos Baptista.
Com sede em Joinville (SC), a Salfer incorpora à Máquina de Vendas 178 lojas, distribuídas entre Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. A empresa conta com uma carteira de 3,6 milhões de clientes e é líder em vendas de eletroeletrônicos nos três estados. A expectativa é de que esse número seja ainda maior, uma vez que a Salfer passará a contar com a estrutura logística e os canais de comércio eletrônico do conglomerado.
Ainda conforme informações do grupo, a negociação com a Salfer prevê a manutenção da marca, criada em 1958, e da diretoria. Esta última, garantida pelos próximos dois anos. Depois deste período, haverá reunião do Conselho Administrativo, que poderá ou não manter os diretores.
Cade - Além disso, a associação com a Salfer permitirá que a Máquinas de Vendas consolide sua posição como líder em capilaridade regional e player melhor posicionado para capturar o crescimento da região Sul do país e conquistar a meta de faturamento de R$ 10 bilhões em 2014.
No último dia 25 de abril, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições e por unanimidade, a criação da Máquina de Vendas, holding formada em 29 de março de 2010. De acordo com o órgão antitruste, a Máquina se torna o segundo maior grupo do setor, unindo 246 lojas da Insinuante e 281 da Ricardo Eletro espalhadas por todo o país.
Veículo: Diário do Comércio - MG