Estratégias para atrair consumidores se acirram com a inauguração do Atacadão na avenida Sertório, diante do Sam’s Club e do Big
As maiores redes de varejo do mundo travam uma guerra inusitada em Porto Alegre. A poucos metros de distância e separadas apenas pelas duas faixas da avenida Sertório, as marcas deflagraram uma acirrada disputa pela atenção de clientes. Bandeiraços, cartazes e carros de som instalados em Frente ao Sam’s Club e Big roubaram a atenção do público que foi conferir as ofertas especiais da inauguração do Atacadão, a nova bandeira do Carrefour na zona Norte da Capital. No entanto, para os consumidores, a melhor estratégia foi a derrubada dos preços, promovida pelos dois lados, e o resultado pôde ser conferido nesta quinta-feira pelos carrinhos lotados e estacionamentos congestionados ao longo de todo o dia.
Nas proximidades da esquina com a rua Joaquim da Silveira, um alto-falante anuncia descontos e promoções do Big. Uma das novidades é que, agora, os comerciantes podem programar as compras por telefone. DVDs a R$ 79,00 e jogos de pneus ganham destaque em frente ao Sam’s Club. Do outro lado, o Atacadão apresenta faixas com as principais ofertas e conta com a reinauguração da área que já foi ocupada por um Carrefour, para ampliar o movimento. A dona de casa Joana Machado aproveitou a data para fazer um reconhecimento do território. Depois de visitar os dois estabelecimentos e realizar apenas pequenas compras para o dia, ela voltará para o tradicional rancho no final do mês e, desta vez, apostará no Atacadão. “Quando se compara os preços, as diferenças podem ser maiores ou menores em qualquer um dos lados da rua. O importante é pesquisar e saber que tipo de produtos se está buscando”, analisa.
As dicas não foram seguidas por Claudiomiro Frölich e Paulo Frölich. Claudiomiro revela que o irmão costuma pesquisar os preços antes de decidir o lugar onde fará as compras. “Eu, pelo contrário, vim apenas para acompanhar e gastei mais de R$ 100,00, porque me surpreendi com preços baixos”, afirma o proprietário de um pequeno comércio de lanches. Segundo ele, filés de peixe, utilizados em um dos itens do cardápio, que costumam custar em média R$ 11,00, estavam sendo comercializados por R$ 7,48, no Atacadão.
Moradores de Cachoeirinha, os irmãos acabaram estacionando o automóvel no Sam’s Club e só perceberam que não poderiam atravessar a rua com os carrinhos do Atacadão quando se aproximavam da faixa de segurança. Como o estacionamento é gratuito, esta é uma inversão que costuma se repetir, conforme conta o agente de trânsito Álvaro Mendes. O fiscal foi designado para controlar o fluxo de veículos que se manteve intenso ao longo da tarde, mas sem congestionamentos. “O movimento maior tem sido nas faixas de segurança, com um verdadeiro troca-troca de estacionamentos”, afirma.
Veículo: Jornal do Comércio - RS