Lucro da companhia cresce 25% no primeiro trimestre de 2012
Impulsionado pela integração entre as redes Casas Bahia e Ponto Frio, o lucro do Grupo Pão de Açúcar cresceu 25% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2011, somando R$ 167 milhões.
A receita líquida do grupo no período foi de R$ 12,1 bilhões -11,8% a mais que no primeiro trimestre de 2011.
As sinergias da Viavarejo, -que reúne as redes Casas Bahia, Ponto Frio e a Nova.com e representam 46% dos negócios do grupo- permitiram redução de despesas e melhoria de margem, informou a companhia.
Ao longo do ano passado, a empresa centralizou as negociações de compras e unificou serviços internos de tecnologia, entre outras medidas de integração. Dono da Ponto Frio, o Grupo Pão de Açúcar se fundiu com as Casas Bahia em 2009.
Com isso, a Viavarejo reverteu prejuízo registrado no primeiro trimestre do ano passado, de R$ 24,8 milhões, e lucrou R$ 14,8 milhões no primeiro trimestre de 2012.
"Estamos colhendo os frutos do que plantamos em 2011", disse Raphael Klein, presidente da companhia.
INVESTIMENTO
A companhia prevê investimentos de R$ 1,8 bilhão neste ano, ante R$ 1,6 bilhão investidos no ano passado.
Desse total, R$ 600 milhões serão direcionados à abertura de cerca de 80 lojas das bandeiras de alimentos do grupo (Extra, Pão de Açúcar, Assaí e Minimercado Extra) e de 60 a 70 unidades da Viavarejo, a maior parte lojas das Casas Bahia nas regiões Norte e Nordeste.
A rede varejista prevê vendas brutas de R$ 57,2 bilhões em 2012. Segundo o vice-presidente do grupo, Hugo Bethlem, é uma previsão conservadora, dado o cenário econômico "nebuloso".
Veículo: Folha de S. Paulo