Marcas próprias ganham as gôndolas

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Participação no mercado subiu para 4,9% e faturamento teve alta de 10,8% no ano passado frente 2010.

Elas chegaram ao mercado de forma tímida, mas agora estão cada vez mais presentes nas gôndolas dos supermercados. As marcas próprias das redes supermercadistas alcançaram, no ano passado, 4,9% do market share brasileiro. Em faturamento, houve crescimento de 10,8% com relação a 2010. Os dados são de pesquisa realizada pela Nielsen em parceria com a Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização (Abmapro).

Para a presidente da entidade, Neide Montesano, o crescimento do segmento de marcas próprias dentro dos supermercados é uma tendência mundial. Mas ela afirma que o market share ainda é pequeno no Brasil. "Enquanto temos uma participação de 4,9%, em países como a França esse market share chega a 28%, nos Estados Unidos, a 18% e na Inglaterra, a 42%", diz.

Ela afirma que ao longo dos últimos dez anos foi feito todo um alinhamento das marcas próprias dentro do Brasil para que elas alcancem o mesmo patamar desses outros países. "As grandes redes varejistas supermercadistas estão reposicionando suas marcas, reformulando embalagens, tudo isso com o objetivo de deixar claro para o consumidor a qualidade do produto. Nossa meta é alcançar a mesma participação de mercado registrada nos estados Unidos e na Europa dentro de, no máximo, cinco anos", observa.

A pesquisa realizada pela Nielsen e pela Abmapro mostrou que entre os produtos que carregam a marca dos supermercados os mais procurados pelos consumidores brasileiros em 2011 foram leite asséptico, papel higiênico, óleo vegetal/azeite, açúcar, bolachas/biscoitos, arroz, pães e bolos, panetones, carnes congeladas e iogurtes, nesta ordem.

Preços - Um dos principais atrativos dos produtos de marca própria é o preço mais acessível. No Walmart, por exemplo, os produtos da linha da empresa são, em média, 35% mais baratos que as marcas líderes de mercado. São 12 mil produtos em mais de 180 categorias.

O diretor de marcas próprias da rede, Antônio Sá, explica que os itens são divididos em quatro grandes marcas. primeira delas, lançada em 2009, é a Sentir Bem. Voltada para a saudabilidade, ela é dividida em cinco grupos: orgânicos, light, soja, integral e zero. Em maio de 2010, o Walmart lançou a marca Bom Preço. " uma marca transversal e seu conceito tem relação com a diretriz da companhia de ‘vender por menos para as pessoas viverem melhor’, aliando qualidade e preços abaixo das marcas líderes", afirma Sá. Na categoria de higiene e beleza, o Walmart tem a marca Equate. Já a Great Value é composta por produtos importados que fazem sucesso nos Estados Unidos.

Mais de 500 empresas parceiras são responsáveis pela produção dos 12 mil itens das marcas próprias do Walmart. Deste total, 180 referem-se a alimentos, higiene e limpeza. "Além da prospecção de fornecedores que atendem a premissa de oferecer melhores custos, o processo envolve auditorias de qualificação, para avaliar a estrutura e condições que uma empresa tem para fornecer produtos com qualidade a segurança e análises sensoriais para verificação e ajuste de produtos de acordo com a expectativa da qualidade percebida", explica Sá.

Ainda de acordo com ele, o Walmart tem observado um aumento expressivo nas vendas dos itens de marca própria. Para Sá, um dos principais desafios é manter a qualidade e um fornecimento consistente, já que o crescimento de vendas demanda cada vez mais foco por parte dos fornecedores.

O Grupo Carrefour também realiza constantes investimentos no setor de marca própria, como desenvolvimento de novas marcas, expansão de categorias e realização de ações de publicidade. Atualmente, a rede conta com mais de 2,5 mil produtos distribuídos em diversas categorias, entre alimentos e não alimentos. No segmento de alimentos, as marcas Carrefour, Carrefour Baby, Carrefour Kids, Carrefour Selection e Viver marcam presença em itens de mercearia, bebidas, congelados, refrigerados, higiene, perfumaria e limpeza.

A empresa também atua com o selo Garantia de Origem, que certifica a origem e condições de produção dos alimentos perecíveis, que abrange frutas, legumes, verduras, pescados, frutos do mar, carnes bovina, suína e de aves, entre outros. O Garantia de Origem também possibilita aos clientes consultar on-line as informações da origem de cada um desses produtos. Já no não alimentar, o Carrefour oferece com sua marca o Carrefour Home, produtos dos segmentos de utilidade doméstica, móveis, cama, mesa e banho.

O Grupo Pão de Açúcar mantém oito marcas próprias entre alimentos (Taeq, Qualitá, Casino e Club des Sommeliers) e não alimentos (Cast, Bambini, Homeleader e Cyber). A linha alimentar conta com mais de 2 mil itens e está previsto o lançamento de mais 300 ainda neste ano. Todo ano, 500 novos produtos são estudados nos diversos segmentos (alimentação, limpeza e higiene, entre outros). Desses, mais de 70% são lançados. Os produtos são comercializados em todas as bandeiras do grupo (Pão de Açúcar e Extra).



Veículo: Diário do Comércio - MG


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