Para ganhar força dentro do mercado supermercadista brasileiro, com ênfase na região do ABCD, a Cooperativa de Consumo (Coop) anunciou na última semana uma mudança de posicionamento no setor. A primeira ação da empresa foi um amplo estudo de mercado, espalhado pelas 28 unidades com a marca.
Nele, confirmou-se que a Coop tem uma imagem positiva junto ao público-alvo. No entanto, foi detectada a necessidade de a empresa passar por processos de modernização a fim de acompanhar as mudanças de comportamento de compra que todo mercado vem sofrendo.
Um dos primeiros passos para melhorar nesse quesito foi a mudança do seu slogan da marca, que passa a ser: Coop: "O supermercado da sua família. A cooperativa da sua vida".
"Com este novo slogan, queremos que o público tenha conhecimento que é possível encontrar na Coop os mais diversos produtos, com qualidade e sortimento, além de sentir que a Cooperativa também é dele", explica Celso Furtado, gerente de Marketing.
Segundo o executivo, a Coop possui preços competitivos e variedades de produtos. "Como supermercado, a Coop oferece dinamismo e ótimo atendimento, sortimento, qualidade, modernidade e tecnologia. Já como uma cooperativa, tem o preço justo e o retorno de sobras, que são devolvidas para o cooperado, sendo esse o seu principal diferencial", disse.
Outro ponto destacado por Furtado foram as ações sociais que estão influindo na comunidade local. "São palestras educativas de saúde, gastronomia, artesanato, qualidade de vida, além de destinação de verba anual para benfeitorias em instituições beneficentes em cidades onde mantém unidade de distribuição", completa.
"O novo posicionamento visa também ampliar a percepção dos consumidores com novas experiências. Eles devem ver a cooperativa como um serviço moderno e com um completo sortimento de produtos, muito além do que a simples compra de mantimentos para seu abastecimento rotineiro", acrescenta Cláudia Montini, analista de Marketing da Coop.
Segundo a executiva, a empresa é detentora de um vasto volume de informações em seu banco de dados, que aproximam a cooperativa dos clientes, afim de melhorar o relacionamento e criar campanhas exclusivas de relacionamento, de acordo com o seu hábito de compra, ampliando ainda mais sua fidelização com a marca. "Além disso, os próprios cooperados são os personagens das peças publicitárias da Coop há mais de dois anos", argumenta.
Uma das marcas dessa nova estratégia de posicionamento poderá ser vista nas peças de divulgação da Coop. "A publicidade passa a ter não somente a imagem dos cooperados, mas também depoimentos sobre sua relação com a Coop", explica Montini. "O uso de depoimentos de cooperados na comunicação interna e externa dá um sentido e peso emocional. Ver e saber como as pessoas se sentem e como a Coop faz parte da vida delas fortalece nosso relacionamento com o cooperado. Essa é a grande estratégia da Cooperativa", completa Furtado.
Atualmente a empresa possui mais de 1,5 milhão de cooperados e em parceria com o Banco Bradesco disponibiliza aos seus cooperados o cartão Private Label Coop Fácil Visa. Sua linha de produtos de marca própria Coop Plus é formada por cerca de 500 itens, envolvendo 60 categorias e encerrou 2011 com fornecimento bruto de R$ 1,661 bilhão.
Considerada a maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop ficou em 2011 em 14° lugar no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e, além do ABCD, conta com unidades em São José dos Campos, Piracicaba, Sorocaba e Tatuí.
Veículo: DCI