Cencosud reduz tamanho de IPO nos Estados Unidos

Leia em 2min

Dona de 152 lojas no Brasil, chilena reduz emissão em 27%; capital levantado será investido em expansão, inclusive por aqui


A chilena Cencosud, que no Brasil possui a quarta maior rede de supermercados em operação, diminuiu o tamanho de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. O motivo é o momento desfavorável para as empresas novatas no mercado acionário norte-americano.

Agora, a Cencosud planeja ofertar 91,3 milhões de ações, uma redução de 27% em relação ao número de papéis planejandos incialmente. A previsão é que a varejista levante até US$ 573,9 milhões com seu IPO. Nos últimos meses o mercado americano de IPOs tem sido atingido por baixa precificação e negócios cancelados. A oferta do Facebook no mês passado, com sua subsequente queda nos preços das ações, contribuiu para esfriar os ânimos.

Crescimento

O montante que a Cencosud levantar na bolsa americana será usado na expansão de sua rede. Para o Brasil, a companhia anunciou planos de inaugurar 26 unidades, as quais exigirão investimento de R$ 198 milhões. Junto com Argentina, Colômbia, Peru e Chile, países onde a companhia mantém operações, o desembolso total deve ser de US$ 1,3 bilhão.

No Brasil, a empresa fundada por Horst Paulmann protagonizou uma série de aquisições desde sua chegada, em 2007. A primeira compra foi o GBarbosa, com forte presença na região Nordeste. As bandeiras Bretas, Prezunic, Mercantil Rodrigues e Perini completam o portfólio da companhia.

Cada uma delas atua com um diretor responsável por decisões locais em áreas como logística e marketing. Todos respondem a Silvio Pedra, presidente da operação brasileira. Ao todo são 152 lojas que somaram vendas de R$ 6,2 bilhões em 2011, o dobro da rede Zaffari, a quinta colocada no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

Altas margens

No Chile, um dos diferenciais da companhia é trabalhar bem seus produtos perecíveis, o que exige preço final ao consumidor mais elevado. Por aqui, esta missão fica a cargo da Perini, delicatessen baiana com foco nas classes A e B, compra pelos chilenos em 2010.

Mas a Cencosud não entende somente de varejo de alimentos. Nos demais mercados onde atua, ela também é dona de pontos de venda de materiais para construção, redes de departamento e diversos shopping centers.

 

Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Oferta da Cencosud

A varejista chilena Cencosud reduziu o tamanho previsto para a oferta de ações na bolsa de Nova York, segu...

Veja mais
Maior cooperativa da América Latina muda para crescer

Para ganhar força dentro do mercado supermercadista brasileiro, com ênfase na região do ABCD, a Coop...

Veja mais
Assembleia vai definir mudanças no grupo

Casino deverá assumir a presidência da holding, marcando a saída do empresário Abilio Diniz.O...

Veja mais
Abilio marca assembleia para definir mudanças

O empresário Abilio Diniz convocou assembleia para o dia 22 para definir mudanças no Conselho de Administr...

Veja mais
Abílio Diniz pode deixar o Pão de Açúcar

A poucos dias da mudança do controle da holding do Grupo Pão de Açúcar, que no dia 22 passa ...

Veja mais
Casino indica mais 3 para o Pão de Açúcar

Ex-presidentes do BNDES e da Vivo e ex-embaixador no Japão farão parte do Conselho de Administraç&a...

Veja mais
Walmart reelege Duke

A americana Walmart, maior empresa de varejo do mundo, anunciou os resultados de sua reunião anual de acionistas....

Veja mais
Mudança de comando é desenhada no GPA

Para dar continuidade ao processo de se tornar o acionista controlador da Companhia Brasileira de Distribuiç&atil...

Veja mais
Casino nomeia conselheiros e amplia poder no Pão de Açúcar

Prestes a perder o comando da maior varejista do país, Abilio Diniz será obrigado a indicar a saída...

Veja mais