Dona de 152 lojas no Brasil, chilena reduz emissão em 27%; capital levantado será investido em expansão, inclusive por aqui
A chilena Cencosud, que no Brasil possui a quarta maior rede de supermercados em operação, diminuiu o tamanho de sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) nos Estados Unidos. O motivo é o momento desfavorável para as empresas novatas no mercado acionário norte-americano.
Agora, a Cencosud planeja ofertar 91,3 milhões de ações, uma redução de 27% em relação ao número de papéis planejandos incialmente. A previsão é que a varejista levante até US$ 573,9 milhões com seu IPO. Nos últimos meses o mercado americano de IPOs tem sido atingido por baixa precificação e negócios cancelados. A oferta do Facebook no mês passado, com sua subsequente queda nos preços das ações, contribuiu para esfriar os ânimos.
Crescimento
O montante que a Cencosud levantar na bolsa americana será usado na expansão de sua rede. Para o Brasil, a companhia anunciou planos de inaugurar 26 unidades, as quais exigirão investimento de R$ 198 milhões. Junto com Argentina, Colômbia, Peru e Chile, países onde a companhia mantém operações, o desembolso total deve ser de US$ 1,3 bilhão.
No Brasil, a empresa fundada por Horst Paulmann protagonizou uma série de aquisições desde sua chegada, em 2007. A primeira compra foi o GBarbosa, com forte presença na região Nordeste. As bandeiras Bretas, Prezunic, Mercantil Rodrigues e Perini completam o portfólio da companhia.
Cada uma delas atua com um diretor responsável por decisões locais em áreas como logística e marketing. Todos respondem a Silvio Pedra, presidente da operação brasileira. Ao todo são 152 lojas que somaram vendas de R$ 6,2 bilhões em 2011, o dobro da rede Zaffari, a quinta colocada no ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Altas margens
No Chile, um dos diferenciais da companhia é trabalhar bem seus produtos perecíveis, o que exige preço final ao consumidor mais elevado. Por aqui, esta missão fica a cargo da Perini, delicatessen baiana com foco nas classes A e B, compra pelos chilenos em 2010.
Mas a Cencosud não entende somente de varejo de alimentos. Nos demais mercados onde atua, ela também é dona de pontos de venda de materiais para construção, redes de departamento e diversos shopping centers.
Veículo: Brasil Econômico