Com a casa em ordem, Klein está confiante

Leia em 2min 30s

Viavarejo, operação do Grupo Pão de Açúcar sob comando do empresário, reverte prejuízo entre abril e junho; receita soma R$ 5,3 bi no período

Ao fazer um balanço do desempenho da Viavarejo no segundo trimestre, cujos números foram divulgados ontem, Raphael Klein, presidente da operação, se mostrou satisfeito.

Entre abril e junho, a companhia — operação do Grupo Pão de Açúcar que reúne as lojas físicas do Ponto Frio e da Casas Bahia, além da Nova Pontocom —, obteve lucro líquido de R$ 5,4 milhões e conseguiu reverter o prejuízo de R$ 5,5milhões obtido no segundo semestre do ano passado. “Muitas ações colaboraram para o resultado. Entre elas, a redução do IPI [Imposto sobre Produto Industrializado] para a linha branca e o fato de termos fechado lojas menos eficientes do Ponto Frio, movimentação que está refletindo recentemente nos resultados”, disse o empresário ao BRASILECONÔMICO.

No segundo semestre de 2011, a Viavarejo fechou 58 lojas Ponto Frio que apresentavambaixa performance de vendas e rentabilidade em oito estados, entre eles Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. A autorização foi concedida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), enquanto o órgão ainda avalia a fusão das operações. Klein espera o sinal verde definitivo para os próximos meses.

A receita líquida da operação no segundo trimestre somou R$ 5,3 bilhões — alta de 5,5% ante o resultado do mesmo trimestre de 2011. “Vale lembrar que a empresa é jovem, completou dois anos e háumperíodo de maturação para que passe a obter lucros recorrentes”, comentou Klein.

No primeiro semestre, a receita líquida da operação somou R$ 10,8 bilhões, resultado 8,9% superior ao visto no mesmo período de 2011. No período, a operação obteve lucro líquido de R$ 20,2milhões, revertendo o prejuízo líquido de R$ 30,2 milhões visto entre janeiro e junho de 2011. Além do que já foi citado por Klein — incentivos do governo para a compra de produtos de linha branca e encerramento de operações ineficientes —, a Viavarejo viu melhora da performance e aumento de vendas por outros motivos. A companhia refez mix de produtos e adaptou 21 lojas do Ponto Frio para um novo padrão, seguindo o modelo da Casas Bahia.

Segundo semestre

O cenário econômico do próximo semestre ainda é nebuloso, avalia Silvio Laban, professor do Insper. Talvez por esse motivo Klein espere um desempenho ‘em linha’ com o visto nos primeiros seis meses do ano. “Se o crescimento de vendas continuar nesse ritmo será bom, com a possibilidade de melhora no quarto trimestre”, disse o empresário.

Klein lembra, inclusive, que desconsiderada a deflação de preços ao consumidor, o crescimento real da receita foi de 12% no segundo trimestre deste ano. “Normalmente as vendas são melhores no segundo semestre por causa do décimo terceiro”, lembra Laban, do Insper. “Mas há indicadores positivos e negativos na economia. Enquanto a geração líquida de empregos cai, por exemplo, a taxa de juros também, o que melhora a disponibilidade de crédito. Não há um cenário muito claro ainda”, disse o professor


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Alimentos alavancam ganho do Pão de Açúcar

Em um período de desaceleração da economia, triplicar os rendimentos chama atenção, e...

Veja mais
Andorinha e Walmart unem-se

O Azeite Andorinha, visando ao crescimento de mercado e consumo brasileiro, traz para o mercado a garrafa de 750 ml de a...

Veja mais
Pão de Açúcar revê para cima vendas de 2012

Grupo projeta receita superior a R$ 57 bilhões e mantém o investimento de R$ 1,8 bilhão Sob novo ...

Veja mais
Sonda planeja mais aquisições e lojas em bairros sofisticados

Com faturamento de R$ 1,8 bilhão no ano passado, rede supermercadista espera alta de 15% em 2012 Há dois ...

Veja mais
Coop aposta no Dia dos Pais

A Cooperativa  de Consumo (Coop) inicia sua campanha voltada para o Dia dos Pais, cujo mote é "Dia dos Pais ...

Veja mais
Lucro líquido do Grupo Pão de Açúcar cresce 179% no 2º trimestre

Comparação é com o mesmo período de 2011; na comparação semestral, lucro l&iac...

Veja mais
GPA anuncia novo diretor financeiro

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vai nomear um novo diretor financeiro em substituição a J...

Veja mais
Novas caras nas gôndolas do Pão de Açucar

O programa Caras do Brasil, do Grupo Pão de Açúcar, abriu inscrições para novos produ...

Veja mais
Carrefour foca tamanho maior

Com peças de tamanho 46 ao 54, o segmento plus size é a mais nova aposta do Carrefour na área de mo...

Veja mais