O Grupo Pão de Açúcar registrou um lucro de R$ 159 milhões no segundo trimestre deste ano, marca 74,5% maior do que a registrada no mesmo período de 2011.
O resultado foi impactado principalmente pela redução de despesas financeiras e melhoria das margens do negócio de alimentos do grupo, que passou por reestruturações nos últimos anos.
As vendas brutas chegaram a R$ 13,4 bilhões, alta de 6,4% ante o segundo trimestre de 2011. Os números incluem a operação de varejo de alimentos e a Viavarejo, que reúne Lojas Bahia, Ponto Frio e Nova.com, de comércio eletrônico, e excluem a área imobiliária.
Para o presidente da Viavarejo, Raphael Klein, o segundo semestre foi um período "duro" no setor de eletroeletrônicos e móveis, principalmente por causa do acirramento da competição e da deflação dos preços, por causa do IPI.
Na área de alimentos, houve redução no ritmo de crescimento ante o primeiro trimestre, em razão de deflação em algumas categorias, como frutas e carnes.
Segundo Enéas Pestana, presidente do grupo, a perspectiva para o segundo semestre é positiva. "O aquecimento virá", disse. A previsão de investimentos do grupo para este ano, de R$ 1,8 bilhão, está mantida, informou.
Veículo: Folha de S.Paulo