Grupo Pão de Açúcar prevê crescer mais rápido

Leia em 1min 50s

Maior rede varejista do país, o Grupo Pão de Açúcar tem ritmo maior de crescimento nas vendas no início do terceiro trimestre. O desempenho de julho foi considerado "bom" pela empresa e dentro da meta prevista para o período. "Nossas metas daqui para o fim do ano são altas. Achamos que vamos passar a viver numa crescente a partir de agora", disse, na sexta-feira, o presidente da companhia, Enéas Pestana.

"Julho foi um bom mês, agosto deve ser melhor e setembro melhor ainda", disse ele, durante o 15º Forum de Varejo da América Latina, organizado pela consultoria GS&MD, em São Paulo. "O mercado não está ruim. É mais uma questão de confiança do que de fundamentos", observou.

No mesmo tom otimista da presidente do Magazine Luiza, Luiza Trajano (que esteve no evento no dia anterior), Pestana falou em "acreditar no Brasil", disse que a inadimplência verificada no mercado foi concentrada em alguns setores e garantiu que o Grupo Pão de Açúcar vai manter o ritmo de novas inaugurações no país. Nessa mesma linha, na quinta-feira, Luiza Trajano havia falado em "parar de olhar apenas uma metade do copo" e disse que os brasileiros precisam "acreditar mais no país".

Luiza e Pestana estiveram, na quarta-feira, em reunião com Guido Mantega, ministro da Fazenda, e outros integrantes do governo. O varejo tem feito reivindicações. Nas últimas reuniões em que empresários do setor e o governo se reuniram, o varejo colocou na mesa algumas propostas, como a desoneração da folha de pagamentos e redução do custo da energia.

Na sexta, Pestana foi questionado sobre a relação da rede varejista com o Itaú - instituição que terminou a sua parceria com a Lojas Americanas e a Casa & Construção. O banco tem revisto a sua carteira de contratos no varejo. O executivo afirmou que a rede não reviu acordo com o banco e disse que a varejista manteve "o mesmo padrão de concessão [de financiamentos]".

Pestana também foi perguntado sobre o desempenho da Viavarejo, formada da união de Casas Bahia e Ponto Frio. A companhia passa por ajustes, num processo de redução de despesas e integração de culturas. "Estou satisfeito. Tem um time muito bom lá dentro".



Veículo: Valor Econômico










Veja também

Extra inaugura loja em Taubaté

A rede de supermercados Extra acaba de inaugurar a sua primeira loja em Taubaté (SP). Essa é a quarta unid...

Veja mais
Desempenho do Pão de Açúcar deve melhorar

O Grupo Pão de Açúcar começou a apurar no atual trimestre uma retomada do ritmo de vendas&nb...

Veja mais
Setor sentiu perda pois esperava crescer mais

A diretora presidente da rede Magazine Luiza, Luiza Trajano, comentou ontem, em evento em São Paulo, as dificulda...

Veja mais
Walmart tem prejuízo no Brasil e revê expansão

Em processo de reestruturação no Brasil, o comando do Walmart informou ontem que registrou um "leve" preju...

Veja mais
Grupo Muffato investe em novo formato de loja em Maringá

Loja de Autosserviço trará novidades e fomentará a economia da cidade  A rede de supermerca...

Veja mais
Walmart comemora alta do lucro puxada pelas vendas no Brasil

Mais uma vez, as empresas de capital externo do setor supermercadista viram no desempenho de seus braços no Brasi...

Veja mais
Projeções apontam queda de vendas em supermercados

A expectativa de impetuoso crescimento nas vendas de automóveis, em oposição à sensív...

Veja mais
Advogado do Casino substitui Ana Maria Diniz na Wilkes

A Wilkes Participações, holding que controla o Grupo Pão de Açúcar, aprovou mudan&cce...

Veja mais
Atacadão abre loja no Acre

Rio Branco, no Acre, terá a primeira unidade da rede Atacadão, a ser inaugurada hoje, para atender a popul...

Veja mais