Setor sentiu perda pois esperava crescer mais

Leia em 1min 20s

A diretora presidente da rede Magazine Luiza, Luiza Trajano, comentou ontem, em evento em São Paulo, as dificuldades que o setor tem enfrentando para equilibrar a relação entre margem de lucro e volume vendido - assunto que tem sido debatido pelo setor nas últimas semanas (ver ao lado). Luiza afirmou que o segmento sentiu pressão maior nos custos e perda de rentabilidade na operação. Mas ela acredita que essa situação tende a se normalizar em 2013.

"As empresas se prepararam para um crescimento maior, isso não aconteceu e o custo operacional acabou aumentando", disse a empresária, durante o 15º Fórum de Varejo da América Latina, promovido pela consultoria GS&MD. Se as empresas investem e isso gera despesas maiores, a venda tem que acontecer num ritmo acelerado para conseguir reduzir o impacto desses gastos maiores.

Luiza informou que o setor busca uma redução permanente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para máquina de lavar roupa. A reivindicação, segundo ela, está sendo discutido com o governo. "No fogão, isso [a redução do IPI] existe há anos. Agora, estamos pedindo na máquina [de lavar roupa]. Antes, era a classe alta que comprava o produto, agora é a classe C. O imposto tem que cair".

A respeito do crescimento da inadimplência no varejo neste ano, Luiza disse que o indicador avançou no comércio, mas a situação está se normalizando. "Para o povo, ter nome limpo é muito importante. Ninguém quer ficar devendo". De acordo com ela, a taxa de inadimplência no Magazine Luiza está em níveis mais baixos do que no ano passado.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Walmart tem prejuízo no Brasil e revê expansão

Em processo de reestruturação no Brasil, o comando do Walmart informou ontem que registrou um "leve" preju...

Veja mais
Grupo Muffato investe em novo formato de loja em Maringá

Loja de Autosserviço trará novidades e fomentará a economia da cidade  A rede de supermerca...

Veja mais
Walmart comemora alta do lucro puxada pelas vendas no Brasil

Mais uma vez, as empresas de capital externo do setor supermercadista viram no desempenho de seus braços no Brasi...

Veja mais
Projeções apontam queda de vendas em supermercados

A expectativa de impetuoso crescimento nas vendas de automóveis, em oposição à sensív...

Veja mais
Advogado do Casino substitui Ana Maria Diniz na Wilkes

A Wilkes Participações, holding que controla o Grupo Pão de Açúcar, aprovou mudan&cce...

Veja mais
Atacadão abre loja no Acre

Rio Branco, no Acre, terá a primeira unidade da rede Atacadão, a ser inaugurada hoje, para atender a popul...

Veja mais
Magazine Luiza espera reduzir risco de calote

Começam a aparecer sinais de que o Magazine Luiza avançou em seu processo de redução de desp...

Veja mais
Magazine Luiza reverte prejuízo e avança com comércio eletrônico

O Magazine Luiza, um dos maiores players do varejo de eletroeletrônicos do País, registrou no segundo trime...

Veja mais
Atacadão inaugura sua 1ª loja no Acre

Grupo chega à cidade de Rio Branco e contribuirá com a geração de 850 postos de trabalho no ...

Veja mais