Sem pressa, Zaffari colhe frutos com estratégia lenta em novos mercados

Leia em 2min 40s

Apesar dos seus 77 anos de vida e de 29 mercados no RS, rede ainda não chegou ao litoral gaúcho e tem fraca presença em SP



Pressa não é uma palavra comum entre os gaúchos do grupo Zaffari. A empresa possui 29 supermercados no Rio Grande do Sul e um em São Paulo, expansão tímida para seus 77 anos de varejo. Mesmo com uma concorrência agressiva em seu encalço, Claudio Zaffari, presidente da companhia, não vê motivo em acelerar a expansão para o restante do país. “No Rio Grande do Sul ainda nem conseguimos chegar às cidades de praias”, afirma em entrevista exclusiva ao BRASIL ECONÔMICO.

Assim, o Rio Grande do Sul continuará no foco. EmSão Paulo, o grupo possui um terreno na Av. Doutor Chucri Zaidan, mas ainda não decidiu o que fazer com ele. “Estamos estudando as possibilidades”, diz. Além dos supermercados, a companhia é dona de oito shopping centers e recentemente comprou o fundo de investimento imobiliário Páteo Moinhos de Vento, proprietário de um hotel Sheraton e do prédio do shopping Moinhos de Vento, ambos em Porto Alegre.

O empresário confirma a intenção de continuar investindo no mercado hoteleiro, mas ainda quer descobrir uma via para isto. “Estamos analisando o mercado. Não pensamos muito na Copa do Mundo”, diz. Um dos caminhos para este tipo de empreendimento é aproveitar as áreas de estacionamento dos supermercados. Utilizar melhor estes espaços tem sido comum entre os varejistas, já que os terrenos nas grandes cidades estão muito caros para ficarem ociosos. O grupo Pão de Açúcar, por exemplo, tem feito parcerias com incorporadoras para lançar edifícios residenciais ao lado de suas lojas.

Tranquilidade
A expansão morosa do Zaffari pode causar espanto quando pensamos no grande movimento de fusões e aquisições observado do mercado. Especialistas pregam que o único jeito para sobreviver neste cenário é acelerar a expansão, seja com a compra de concorrentes ou por meio de crescimento orgânico (abertura de lojas). Mas esta regra não se aplica ao Zaffari, fato que intriga quem entende do assunto. “Não pensamos em aquisições”, afirma Cláudio. A varejista é soberana no Rio Grande do Sul e por lá, até hoje, causa dor de cabeça a gigantes como Pão de Açúcar, Carrefour e Walmart. Sobre a preferência do consumidor, Cláudio filosofa: “Na vida só amamos aqueles que conhecemos.”

Com faturamento de R$ 2,9 bilhões em 2011, a expectativa da companhia era alcançar crescimento real de 7,5% este ano. “Haverá crescimento, mas nossa meta está sendo revisada”, afirma. A projeção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) é que o segmento alcance alta real de 5% e o empresário acredita que seu grupo deva acompanhar este ritmo. “A economia teve mudanças este ano como nunca antes vistas. O consumidor deixou o consumo de alguns produtos de lado”, afirma.

A companhia está em sua segunda geração. Aos 97 anos, Santina de Carli Zaffari, mãe de Cláudio, ainda gosta de dar palpites na operação. Ao lado do marido Francisco, ela fundou a primeira unidade da empresa, um armazém de secos e molhados na cidade de Erechim (RS), em 1935.



Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Abilio vota contra, mas Casino aprova propostas

O Casino quer implantar novos mecanismos de governança no Grupo Pão de Açúcar (GPA), ap&oacu...

Veja mais
BTG compra mais 30% da Leader

Após três meses estudando a fundo a operação da Leader, o BTG decidiu exercer a opç&at...

Veja mais
Aprendizes do Carrefour

A subsidiária da rede francesa Carrefour pretende melhorar a empregabilidade dos jovens brasileiros. Para isso, a...

Veja mais
Abilio tenta manter poder no conselho

A profecia está se realizando. A briga de forças para definir quem domina a negociação pelo ...

Veja mais
Abilio Diniz e Casino têm nova disputa por poder no Pão de Açúcar

O grupo francês Casino, que assumiu em junho o controle do Pão de Açúcar, e o empresár...

Veja mais
Coop começa produção de - 460 - toneladas de panetones

Para atender à demanda do período natalino, a Cooperativa de Consumo  (Coop), com sede em Santo Andr&...

Veja mais
Sonda e Cobal reforçam ações

Nas semanas de incentivo ao consumo  de pescado no País, evento que segue até dia 17 próximo, ...

Veja mais
Intervenção musical no Super Muffato surpreende clientes

Os clientes da loja Super Mufatto (Carlos Gomes) em Cascavel no Paraná vivenciaram uma nova experiênci...

Veja mais
Havan inaugura loja no Alto Vale

A Havan inaugura dia 22 a primeira loja em Rio do Sul e a 46ª da rede. O power center, construído em conjunt...

Veja mais