Walmart tenta acelerar entregas

Leia em 2min 10s

O Walmart está aderindo a uma mudança para a entrega no mesmo dia de produtos comprados pela internet. Para isso, a varejista está começando a testar um serviço aos clientes, pelo qual cobrará uma taxa, enquanto tenta reagir ao avanço da Amazon.

A velocidade na entrega vem surgindo como um importante campo de batalha no comércio eletrônico, na medida em que tanto os varejistas que operam apenas pela internet, quanto os concorrentes físicos se preparam para mais uma temporada de vendas de fim de ano.

Em um teste que está sendo realizado nos Estados Unidos, o Walmart vai atender pedidos de encomendas no mesmo dia a partir de suas próprias lojas, numa demonstração de como os varejistas tradicionais podem usar instalações já existentes para concorrer com o número cada vez maior de centros de distribuição da Amazon.

A Amazon vende essencialmente as mesmas mercadorias que o Walmart e vem acelerando a velocidade de suas entregas, num desafio à "gratificação" instantânea que o consumidor tem quando compra em lojas físicas, que continua sendo uma das maiores vantagens desses estabelecimentos.

Os clientes que fazem seus pedidos ao serviço Walmart To Go antes do meio-dia, no horário local, podem receber suas encomendas no mesmo dia mediante o pagamento de uma taxa de US$ 3 a US$ 10, de acordo com a distância.

O Walmart, que fica furioso com a descrição da Amazon de "o Walmart da internet", vem lutando há vários anos para se firmar no comércio eletrônico. Segundo o site Internet Retailer, as vendas on-line do grupo somaram US$ 4,9 bilhões no ano passado, correspondentes a cerca de 1% de sua receita total. As vendas da Amazon chegaram a US$ 48 bilhões.

O service está disponível para mercadorias em geral, como brinquedos e artigos eletrônicos em quatro mercados americanos. As entregas serão feitas pela UPS.

O Walmart informou que quer descobrir quais clientes acharão o serviço útil, incluindo aqueles que deixam para fazer as compras de fim de ano na última hora e aqueles que querem ter certeza de quando os produtos que compraram chegarão.

Recentemente, o eBay também começou a testar a entrega no mesmo dia com alguns parceiros do varejo em San Francisco.

Sucharita Mulpuru, analista da Forrester Research, diz: "Basicamente, não entendo como uma companhia varejista consegue fazer um serviço de entregas no mesmo dia ser eficiente do ponto de vista econômico. Trata-se de algo muito caro."

O service Local Express Delivery da Amazon oferece entregas no mesmo dia para dez cidades americanas por uma taxa de US$ 8,99. Tom Szkutak, seu diretor financeiro, disse em agosto: "Não vemos uma maneira de fazer entregas no mesmo dia ser economicamente viável em uma base ampla".



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Carrefour tem alteração em sua diretoria no país

Um dos principais executivos do Carrefour no Brasil, contratado pelo atual presidente, saiu da empresa. Sergio Nó...

Veja mais
Magazine Luiza com axé

O Magazine Luiza, segundo maior varejista do País, vai começar o processo de mudança de identidade ...

Veja mais
Marca Pontofrio ganha uma nova identidade visual

Abusar do conceito de loja com enfoque em tecnologia voltada para o atendimento aos clientes é a nova proposta de...

Veja mais
Carrefour promove ação social

A P&G Brasil e o Carrefour vão mobilizar a população de São Paulo em prol das aç&...

Veja mais
Cliente prefere mercado regional a gigantes

Tempo menor na fila e produtos locais são atrativos de varejistas locais para desbancar os nacionais, diz pesquis...

Veja mais
Sonda quer fisgar os chocólatras

As 25 lojas da rede Sonda Supermercados localizadas na capital paulista, região metropolitana e interior e S&atil...

Veja mais
Na gôndola

O plano de expansão da Assaí, rede de atacado de autosserviço do Grupo Pão de Aç&uacu...

Veja mais
Walmart anima-se com vestuário

A data festiva de maior venda para o varejo infantil deve ter um crescimento de 30% no setor têxtil das lojas Walm...

Veja mais
Apoio Mineiro abre mais uma loja em Belo Horizonte

Unidade de Ribeirão das Neves recebeu aporte de R$ 10 mi e deve gerar 300 empregos.O grupo mineiro Aliança...

Veja mais