O Walmart está aderindo a uma mudança para a entrega no mesmo dia de produtos comprados pela internet. Para isso, a varejista está começando a testar um serviço aos clientes, pelo qual cobrará uma taxa, enquanto tenta reagir ao avanço da Amazon.
A velocidade na entrega vem surgindo como um importante campo de batalha no comércio eletrônico, na medida em que tanto os varejistas que operam apenas pela internet, quanto os concorrentes físicos se preparam para mais uma temporada de vendas de fim de ano.
Em um teste que está sendo realizado nos Estados Unidos, o Walmart vai atender pedidos de encomendas no mesmo dia a partir de suas próprias lojas, numa demonstração de como os varejistas tradicionais podem usar instalações já existentes para concorrer com o número cada vez maior de centros de distribuição da Amazon.
A Amazon vende essencialmente as mesmas mercadorias que o Walmart e vem acelerando a velocidade de suas entregas, num desafio à "gratificação" instantânea que o consumidor tem quando compra em lojas físicas, que continua sendo uma das maiores vantagens desses estabelecimentos.
Os clientes que fazem seus pedidos ao serviço Walmart To Go antes do meio-dia, no horário local, podem receber suas encomendas no mesmo dia mediante o pagamento de uma taxa de US$ 3 a US$ 10, de acordo com a distância.
O Walmart, que fica furioso com a descrição da Amazon de "o Walmart da internet", vem lutando há vários anos para se firmar no comércio eletrônico. Segundo o site Internet Retailer, as vendas on-line do grupo somaram US$ 4,9 bilhões no ano passado, correspondentes a cerca de 1% de sua receita total. As vendas da Amazon chegaram a US$ 48 bilhões.
O service está disponível para mercadorias em geral, como brinquedos e artigos eletrônicos em quatro mercados americanos. As entregas serão feitas pela UPS.
O Walmart informou que quer descobrir quais clientes acharão o serviço útil, incluindo aqueles que deixam para fazer as compras de fim de ano na última hora e aqueles que querem ter certeza de quando os produtos que compraram chegarão.
Recentemente, o eBay também começou a testar a entrega no mesmo dia com alguns parceiros do varejo em San Francisco.
Sucharita Mulpuru, analista da Forrester Research, diz: "Basicamente, não entendo como uma companhia varejista consegue fazer um serviço de entregas no mesmo dia ser eficiente do ponto de vista econômico. Trata-se de algo muito caro."
O service Local Express Delivery da Amazon oferece entregas no mesmo dia para dez cidades americanas por uma taxa de US$ 8,99. Tom Szkutak, seu diretor financeiro, disse em agosto: "Não vemos uma maneira de fazer entregas no mesmo dia ser economicamente viável em uma base ampla".
Veículo: Valor Econômico