Carrefour lança cartão com foco em alta renda

Leia em 2min 40s

Seguro e juro menor são armas para reconquistar público que tem trocado private label por débito

O Carrefour acaba de lançar um cartão com seguros, assistências e juro menor para consumidores de alta renda, em meio a um cenário em que esses clientes têm deixado de lado os plásticos de loja e aderido mais aos de débito. Dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostram que a posse de cartões de loja caiu de 34% em 2010 para 32% em 2012 entre os compradores das classes A e B. Já os cartões de débito subiram de 71% para 76% no período.

Boanerges Ramos Freire, consultor emvarejo financeiro, afirma que a segmentação da base de portadores de cartões de loja não é uma tendência. “Isso é muito usado pelos bancos e os varejistas, em contraste, até agora tem sido muito tradicionalistas e têm usado um produto para todo mundo, o que torna o cartão mais barato e simples de gerenciar”, afirma.

No entanto, de acordo com ele, segmentar é uma oportunidade de o varejista oferecer benefícios diferenciados que gerem mais valor a determinado cliente, aumentando a adesão ao plástico.

O cartão do Carrefour é voltado para os clientes com ganhos superiores a R$ 4,5 mil ao mês e será ofertado em um primeiro momento aos consumidores que já possuem plástico da varejista, emumprojeto-piloto em 2012. Ao longo de 2013, no entanto, os interessados poderão solicitar o cartão chamado de ‘La Carte’ nas lojas e por telefone.

O cartão é um private label com bandeira (Visa e Master- Card), que poderá ser usado no supermercado e também na rede credenciada das bandeiras — a propósito, todos os benefícios das bandeiras são disponibilizados, como assistência viagem e médica. Entre as novidades do plástico, está o oferecimento de um seguro de acidentes pessoais com capitalização, em que o titular concorre a sorteios de R$ 30 mil ao mês pela loteria.

Além disso, as taxas de juros dos cartões estão em até 6,9% ao mês para os Platinum e 9,9% para os Gold. A anuidade só é paga quando o cartão for usado. “Trata-se de um mercado promissor”, disse o Carrefour, em nota, ao BRASIL ECONÔ- MICO, sobre oferecer o produto à classe A, o que não disponibiliza em nenhum país no exterior em que atua.

De acordo com José Antonio Camargo de Carvalho, sócio da CardMonitor, a proposta de oferecimento de cartão private label para alta renda é interessante. “A vantagem, por exemplo, de um supermercado em relação aos demais varejistas é que todas as classes sociais frequentam o estabelecimento”, diz. Ele explica que a rede de supermercados terá de trabalhar com ações criativas de ativação, algo para um público mais sofisticado, de forma a manter sua utilização.

O executivo acrescenta que os cartões de varejo, se bem trabalhados, poderiam ter benefícios diferentes de acordo com o perfil de clientes de várias classes sociais. “Só não é comum por questões de escala, já que oferecer cartões para as classes de menor poder aquisitivo permite conquistar um número maior de clientes”, pondera


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Magazine Luiza terá chip com Claro

Varejista e operadora se unem para lançar chip multiplataforma que será vendido em todo o país com ...

Veja mais
Magazine Luiza mantém "otimismo moderado"

A rede Magazine Luiza está "moderadamente otimista" para os resultados no fim do ano, segundo Frederico Trajano, ...

Veja mais
Cencosud cresce com a diversificação de negócios no mercado

Depois da compra dos ativos do Carrefour na Colômbia, a gigante chilena Cencosud deve continuar seu processo de ex...

Veja mais
A nova cartada de Michael Klein

Pela segunda vez, o filho do fundador da Casas Bahia quer rever acordo de fusão com o grupo Pão de A&ccedi...

Veja mais
Rede Extra comercializa Windows 8 em S. Paulo

Em São Paulo, o Extra, em parceria com a Microsoft, lançará o Windows 8, na madrugada do dia 26 des...

Veja mais
Magazine Luiza anuncia parceria com a Claro hoje

O Magazine Luiza anuncia hoje uma parceria com a operadora Claro. Procurada, a empresa, que briga com players como a Cas...

Veja mais
Pão de Açúcar aprova reforma em estatuto

Acionistas do Grupo Pão de Açúcar aprovaram, no fim da semana passada, a reforma do estatuto social...

Veja mais
Chilena Cencosud compra Carrefour na Colômbia

O Carrefour vendeu sua operação na Colômbia para a chilena Cencosud por € 2 bilhões (US$...

Veja mais
Carrefour: agora está mais fácil

A venda da operação do Carrefour na Colômbia ao Cencosud, anunciada na semana passada, facilita o fe...

Veja mais