A venda da operação do Carrefour na Colômbia ao Cencosud, anunciada na semana passada, facilita o fechamento de um negócio em relação às lojas da varejista francesa no Brasil, segundo fontes do mercado.
Para vender a operação brasileira, o Carrefour só aceitava fechar negócio caso o interessado levasse também as lojas da Colômbia e da Argentina, conforme essas fontes. "Era uma espécie de venda casada", disse um varejista que chegou a conversar com a rede francesa sobre o negócio. "Mas isso espantava a maior parte dos interessados", acrescentou. Com a venda das 92 lojas colombianas por US$ 2,6 bilhões à chilena Cencosud, as chances de surgir um interessado pela operação argentina e outro para a brasileira crescem, dizem as fontes. Na Argentina, o Carrefour tem 403 lojas, sendo 75 hipermercados, 127 supermercados e 201 lojas de conveniência. Aqui, são 230 lojas, sendo 189 hipermercados e 41 supermercados.
Desde 2009, os maiores acionistas do Carrefour - a Colony Capital e o milionário Bernard Arnault - pressionam o grupo para que se desfaça de suas filiais latino-americanas, por conta de sua dívida. O Carrefour deve atualmente US$ 10 bilhões. Seu lucro mundial em 2011 foi de US$ 480 milhões. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Carrefour informou que não comenta assuntos estratégicos.
Veículo: O Estado de S.Paulo