A Cencosud SA, gigante chilena de varejo, confirmou ontem que vai comprar, por cerca de US$ 2,5 bilhões, os supermercados da francesa Carrefour SA na Colômbia.
A Cencosud, empresa que negocia ações na bolsa de Santiago e estreou seus ADRs na Bolsa de Valores de Nova York em junho, é a maior varejista do Chile e a terceira maior da Améria Latina, operando supermercados, shoppings centers e lojas de departamento localmente e no Brasil, Peru e Argentina. Ela também é dona de uma rede de lojas de materiais para construção na Colômbia.
A empresa se expandiu agressivamente no Brasil nos últimos cinco anos, com a compra de várias redes varejistas.
O Carrefour, que é o segundo maior varejista do mundo em vendas, tem 92 lojas na Colômbia, que no ano passado geraram cerca de US $ 2 bilhões em receita para a empresa. Ela também tem outras 633 lojas em outras partes do continente.
A empresa francesa, que trocou de diretor-presidente este ano, tem estado sob pressão devido ao seu fraco desempenho no mercado doméstico e no sul da Europa. Seu novo líder, Georges Plassat, vem fechando operações em mercados de baixo desempenho, como a Grécia, e buscando redirecionar as atividades em seus principais mercados estratégicos.
A Cencosud vê a Colômbia como um mercado promissor, dizem pessoas próximas da empresa, com a expectativa de que o produto interno bruto do país continue em rápida expansão, chegando a cerca de 5% este ano.
A transação é um exemplo de como empresas de países de rápido crescimento estão aproveitando o enfraquecimento de multinacionais europeias em meio à crise de dívida que assola a região, em muitos casos comprando seus ativos.
Veículo: Valor Econômico