Há quatro anos, rede de supermercados investe para deixar segmento competitivo
Competir com grandes varejistas de vestuário não é tarefa fácil para empresas que têm como foco da operação a área de alimentos. Mas os investimentos do Extra Hipermercados, do Grupo Pão de Açúcar, na área de têxtil têm agradado os clientes. A rede foi destaque na pesquisa realizada pela CVA Solutions, ficando na terceira posição como melhor custo-benefício na opinião dos clientes (ver infográfico na página ao lado).
A empresa teve uma classificação acima da média do mercado em variáveis como custos dos produtos, promoções, variedade da oferta, conveniência e cortesia no atendimento.
Segundo Sidnei Fernandes Abreu, diretor comercial de têxtil do Extra, estes resultados são fruto de quatro anos de transformação na forma de pensar esse segmento. “Mudamos o jeito de oferecer produto para o cliente. Nosso foco não é primeiro preço ou sobra de coleção. Trabalhamos como uma empresa especializada em têxtil, que tem de oferecer produto de qualidade a preço competitivo”, diz o executivo, que há quatro anos deixou a C&A para liderar a equipe de têxtil da companhia.
E para competir com as grandes varejistas a empresa buscou nomes de peso para compor suas parcerias. A atriz Camila Pitanga estampa as campanhas de coleção de moda do Extra, assinadas pelo estilista Marcelo Sommer. “O Sommer fez quatro coleções para o Extra, outono/ inverno, coleção de namorados, primavera/verão e alto verão. A revista com a coleção de verão, aliás, chega hoje às lojas”, diz. “Neste ano, foram 90 peças exclusivas para o cliente Extra”, completa.
Abreu define a moda do Extra como “democrática, acessível e com opções para toda a família”, que é exatamente o público da rede de supermercados. A área de vestuário também ainda tira proveito de produtos comuns da empresa, como cartão de crédito próprio e vales-presente.
Novo layout
As mudanças na área têxtil ainda estão acontecendo. A empresa lançou neste ano um piloto de loja dentro do Extra Jaguaré, em São Paulo. Até o final do ano, mais 20 unidades da rede vão ganhar o novo formato. O objetivo é deixar a loja mais agradável”, afirma Abreu.
Desde o piso, que se diferencia do restante da loja, ao teto rebaixado e iluminação especial, o novo layout faz o cliente se sentir em uma loja, dentro da loja. “A área conta com um caixa exclusivo, além de 25 manequins para dispor as coleções, além de provadores.”
Veículo: Brasil Econômico