Serviços adicionais, como padarias, já representam mais da metade dos ganhos de alguns mercados
A Globo Verde, que tem quatro unidades em São Paulo, diz que planeja inaugurar uma academia na Pompéia
De olho no aumento dos lucros, os mercados hortifrúti estão investindo cada vez mais em serviços adicionais, que já representam metade do faturamento deles.
Além de frutas, verduras e legumes, os clientes têm agora acesso a padarias, a açougues e até mesmo a degustação de sushis.
"Os consumidores não têm tempo de ir à feira, ao açougue e à padaria para comprar um produto diferente em cada lugar. Queremos atender a essa necessidade", diz Ricardo Costa, diretor-geral do Quitanda em Pinheiros.
Hoje, 60% do faturamento do Quitanda vem de serviços adicionais, que incluem um restaurante e uma casa de sucos. Mesmo assim, o foco do negócio ainda é o mercado de frutas e verduras.
"Não queremos virar um supermercado. O cliente que procura um mercado de hortifrúti busca um padrão diferenciado desses produtos".
Na rede Hortifruti, presente no Rio e no Espírito Santo, os itens agregados representavam 35% das vendas em 2008 e e hoje são 40%.
A estrutura física é um dos principais entraves para que os hortifrúti passem a operar como supermercados. Em geral, estão instalados em pequenos prédios e adquirem produtos em menor volume.
APOSTA EM QUALIDADE
A escala menor, no entanto, é compensada com a qualidade do produto. "As frutas são fornecidas duas vezes por dia, e a carne, três vezes", diz Gabriel Pinheiro, diretor de compras da rede Globo Verde, que faz degustação de sushi em algumas unidades.
"Os produtos têm um preço maior do que nos supermercados, mas atendemos a um cliente que não quer abrir mão de uma experiência de compra sem filas no caixa e em que recebe orientação de funcionários", afirma.
Metade do faturamento da Globo Verde vem de serviços adicionais. No ano passado, a receita teve crescimento de 25% -puxada em grande parte por esses serviços.
"Está em nossos planos abrir até mesmo uma academia na unidade da Pompeia [zona oeste]", diz Pinheiro.
Já o Quitanda deverá inaugurar uma nova loja nos Jardins no próximo ano. "Temos quatro nutricionistas em nossa loja. Queremos nos especializar", diz Costa.
A especialização é um caminho adotado por outras lojas, como o Sacolão Higienópolis. Localizada em um bairro com grande presença de judeus, a unidade oferece produtos kosher (preparados de acordo com procedimentos religiosos).
Veículo: Folha de S.Paulo