Rede, que abriu ontem sua primeira loja em Natal, planeja cobertura total na região em até cinco anos
Segundo diretor, crescimento econômico acima da média nacional motivou o avanço da empresa
As Casas Bahia querem dobrar o número de lojas no Nordeste até o fim de 2013, com investimento de ao menos R$ 86 milhões -média de R$ 2 milhões por loja. "Em torno de 70% da nossa expansão virá para o mercado nordestino no próximo ano", disse Michael Klein, presidente da Via Varejo, holding que abriga as marcas Casas Bahia e Ponto Frio.
A rede paulista fincou bandeira na região em 2009 e desde então já abriu 44 lojas -37 na Bahia e o restante em Sergipe e no Ceará.
A rede estreou em Natal ontem, com planos de abrir mais cinco lojas no Estado até 2013. Também prevê uma quarta loja no Ceará e a abertura da primeira em Pernambuco na próxima semana."Estimamos ter cobertura total na região em cinco anos", disse o diretor da companhia para o Nordeste e Minas Gerais, Sérgio Vieira.
A empresa ainda não detalha a distribuição de investimentos futuros entre os Estados, mas cidades acima de 100 mil habitantes serão os principais alvos da expansão.
O crescimento da economia acima da média nacional foi um dos fatores que motivaram o avanço da rede.
"Tínhamos meta de faturar cerca de R$ 700 mil [por mês] por loja na região. Na média, estamos conseguindo R$ 1 milhão por loja", disse Klein.
Segundo Vieira, esse número chega a R$ 1,5 milhão em algumas lojas. A meta é elevar a participação do Nordeste no faturamento da empresa de 4% para ao menos 10% até o final de 2013. "A região tem grande potencial de crescimento e muitos dos habitantes que estavam no Sul e Sudeste em busca de melhores condições de vida estão agora regressando", disse Klein.
A rede chegou ao Nordeste há três anos pela Bahia. O Estado também é sede de seus centros de distribuição.
Questionado pela Folha, Klein preferiu não comentar rumores de que a família teria se Arrependido de negociar a Casas Bahia com o grupo Pão de Açúcar e que estaria tentando reaver o controle do negócio.
Veículo: Folha de S.Paulo