Rede de supermercados, que em 2013 somará cinco unidades na cidade, estima faturamento de R$ 60 mi.
Após cinco anos de inauguração, a rede de supermercados D’Ville, de Uberlândia (Triângulo Mineiro), comemora o crescimento de 17% ao ano nos negócios e a superação do desafio trazido pela bandeira para a cidade - ser a primeira a oferecer produtos diferenciados a preços competitivos. No mix, segundo a empresa, há cortes especiais de carnes, hortifrútis importados, uma adega com mais de 300 rótulos e rotisseria com 34 opções de pratos. A marca já possui três unidades no município, se prepara para abrir duas novas lojas em 2013 e disponibilizar 8 mil produtos através do serviço de e-commerce que também será implantado no ano que vem. A D’Ville estima fechar o ano com um faturamento de R$ 60 milhões.
Segundo o gerente comercial, Lincoln Wienckoski Lino, o mais importante foi solidificar a marca no mercado e quebrar o mito de que para oferecer uma mercadoria de ponta é preciso praticar preços mais altos. "Quando o D’Ville chegou ao mercado, tentamos alinhar a ideia de qualidade e preço justo, pois não podíamos passar a ideia de produtos mais caros. E percebemos que o trabalho foi bem sucedido, pois atendemos a todas as classes sociais, contamos com um mix de 15 mil itens e conquistamos o mercado".
A rede conta com padaria própria e também com a presença de um sushiman, responsável pela produção da culinária japonesa fresca. "Os demais supermercados trabalham com as mercadorias já pesadas e dispostas nas gôndolas. No D’Ville, o cliente escolhe o gênero e a quantidade na hora da compra. Somos o primeiro supermercado a implantar a rotisseria na cidade", destaca Lino.
Outra preocupação da bandeira é com a seleção e qualificação da equipe de funcionários, que é composta por jovens, menores aprendizes e idosos. "Zelamos pela boa apresentação dos uniformes, contratamos adolescentes menores de 18 anos em todos os setores da empresa e queremos ver os idosos em vários cargos também, pois hoje eles estão apenas na frente dos caixas, como embaladores, pois falta mão de obra. O D’Ville pretende inserir essa parcela da população no mercado", informa o executivo.
Treinamento - Ainda como parte do programa de capacitação dos colaboradores, a rede implantou no segundo semestre deste ano a Academia D’Ville que, em princípio, tem foco no treinamento dos gestores e gerentes, mas no ano que vem vai estender os trabalhos para todos os departamentos do grupo.
"Em 2012, investimos R$ 50 mil na política de valorização do funcionário. No D’Ville a remuneração é superior ao piso estipulado pelo sindicato da categoria e ainda oferecemos benefícios como cesta básica de R$ 150 - a entidade de classe define R$ 50 -, além de auxílio odontológico com participação bem pequena", frisa Lino.
A empresa também trabalha com o sistema de entrega programada das mercadorias e de convênio, método semelhante ao das antigas cadernetas das mercearias, direcionado aos clientes cadastrados. "Essas pessoas têm prazos especiais para o pagamento das compras e prioridade nos horários de entrega dos produtos", finaliza o gerente.
Veículo: Diário do Comércio - MG