O presidente do conselho de administração da Viavarejo S.A., Michael Klein, avaliou o processo de sucessão no comando da companhia com naturalidade, seguindo o que foi acordado com os sócios. O novo presidente da holding, que congrega as redes Pontofrio, Casas Bahia e seus sites de comércio eletrônico, será conhecido no dia 21 e tomará posse no dia seguinte. "É bem natural [a sucessão]. Já existia um contrato. Há dois anos já sabíamos que seria colocado um presidente profissional no cargo", disse Klein, depois de participar da inauguração da primeira loja da Casas Bahia na Rocinha, no Rio.
O novo presidente será indicado pelo Grupo Pão de Açúcar (GPA), controlador da Viavarejo. Os acionistas do GPA são a Wilkes (25,5%), o Grupo Casino (27,5%) e Abílio Diniz (13,5%), que recentemente protagonizaram uma das mais acirradas disputas societárias do mercado de capitais nacional. Mas Klein nega que haja desavenças entre os sócios e afirma que tudo o que foi acordado entre eles será cumprido.
As vendas da Viavarejo deverão crescer de 9% a 9,5% no quarto trimestre em relação a igual período de 2011. A perspectiva, informada por Klein, leva em conta a abertura de novos pontos de venda ao longo do ano. No quarto trimestre de 2011, o faturamento bruto do grupo foi de R$ 7,6 bilhões; o líquido ficou em R$ 6,265 bilhões. A loja inaugurada nesta terça-feira na Rocinha é a 18ª aberta pelo grupo em 2012. Segundo Klein, mais 10 a 12 lojas poderão ser inauguradas ainda em 2012.
Concorrência
Enquanto no líder GPA a perspectiva corre por conta das nomeações, as redes concorrentes têm divulgado as perspectivas com relação às vendas de final de ano. A francesa Carrefour vai produzir mais de 1,8 milhão de panetones de marca própria para as vendas que antecipam o Natal. Serão produzidas linhas nos sabores tradicional (500gr), gotas de chocolate (80gr e 500gr) e trufado de chocolate (500gr), além da linha Viver (500gr), com zero de açúcar. Há, ainda, os panetones caseiros produzidos nas padarias da rede Carrefour.
Já no caso da terceira maior empresa do segmento, a norte-americana Walmart, a meta é alcançar um incremento de vendas neste período de final de ano de 30% em relação a igual época do ano anterior. A partir deste mês, nas lojas Walmart e da bandeira TodoDia, a previsão é oferecer sete diferentes opções de cestas de Natal.
As indústrias de chocolates estão animadas com o Natal e estimam crescimento de até 20% das vendas, já que a data é a segunda mais importante para o setor. "As empresas trabalham intensamente para proporcionar um Natal repleto de novidades", como afirmou Ubiracy Fonseca, da Abicab.
Veículo: DCI