Supermercado aposta em etiquetas eletrônicas

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Dispositivo reduz erros nas vendas.


Com o objetivo de aumentar a segurança nas vendas, eliminando erros, e melhorar a visualização dos preços das mercadorias, a rede de supermercados Autoatacado Sul Mineiro, localizada em Guaxupé, Sul de Minas, acaba de implantar a etiqueta eletrônica. Os dispositivos são monitorados por uma central automatizada que faz a atualização dos valores expostos nas gôndolas e no sistema dos caixas. O novo processo de marcação de preços dispensa o material de escritório usado para a marcação e permite que funcionários que fariam o trabalho manual sejam aproveitados em outros setores do supermercado.

Apesar de não divulgar o aporte para a implantação da tecnologia, o consultor de negócios do Sul Mineiro, Jairo Francisco Silva, garante que o custo-benefício é positivo e no período de no máximo três anos o investimento estará pago.

O projeto, pioneiro no Estado, está sendo executado, em princípio, na loja de atacado e varejo da rede. Em breve, será expandido para a outra unidade do grupo, também localizada em Guaxupé. "Adquirimos 6 mil etiquetas eletrônicas, o suficiente para marcar todos os produtos ofertados em nossa unidade, inclusive os perecíveis e frios. A atualização dos preços pode ser feita em qualquer momento do dia, sem prejudicar ou confundir o cliente", explica Silva.

Além da praticidade e segurança, o consultor destaca a economia gerada pelo novo processo em relação à mão de obra e material de escritório. "Os três funcionários que atuavam no gerenciamento dos preços nas gôndolas foram remanejados para outros setores. O uso do papel e impressão não se faz mais necessário na marcação dos valores. Bom para a gestão e bom para o meio ambiente", frisa.

Silva comenta um outro benefício obtido com a inovação, que é a possibilidade de realizar ofertas-relâmpago, com alteração dos valores simultaneamente nas prateleiras e nos caixas. "A grande novidade no mercado é que as etiquetas promocionais piscam em vermelho no dispositivo eletrônico, que tem espaço para exibição dos dois preços, o praticado no atacado e no varejo".

O consultor de negócios da empresa acrescenta que a linha diferenciada de trabalho do Sul Mineiro, que segundo ele sempre foi voltada para a inovação, permitiu que a loja inicial de 200 metros quadrados, com apenas dois check outs, se transformasse em um espaço de quase mil metros quadrados, que conta hoje com oito caixas e registra um crescimento anual de 40% nos negócios. "Primamos pela excelência no preço e no atendimento", completa.

Elaboração - A tecnologia das etiquetas eletrônicas usadas no Sul Mineiro foi desenvolvida pela empresa Seal, que atua há 24 anos no mercado de computação móvel e captura automática de dados, criando soluções de mobilidade e automação para diversos segmentos. A marca foi uma das responsáveis por introduzir e difundir no Brasil a cultura da utilização do código de barras e desenvolveu também o primeiro projeto piloto de identificação por radiofreqüência (RFID) da América Latina.

Atualmente, a Seal oferece ao mercado as etiquetas eletrônicas de prateleiras (ESL), o sistema de localização em tempo real (RTLS), o sistema de rastreamento de frotas, os coletores de dados por comando de voz, além de alternativas tradicionais para captura automática de dados, como coletores, impressoras, leitores de código e infraestrutura para rede sem fio locais e metropolitanas.

Em 2011, a Seal manteve-se entre os líderes no volume de soluções implantadas, com projetos voltados para depósito e chão de fábrica desenvolvidos em aproximadamente 500 empresas, e em 2010 foi classificada na terceira posição dentre os grupos brasileiros de automação comercial no ranking da Revista Exame.

Dos mais de 2 mil clientes de sua carteira, estão 400 das 500 maiores empresas brasileiras.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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