Levando em frente seu projeto de expansão comercial em Minas Gerais, o Walmart inaugura amanhã um novo hipermercado no Estado, desta vez em Passos, no Sul de Minas, com investimentos da ordem de R$ 37 milhões. a segunda loja inaugurada pelo grupo em menos de um mês no interior mineiro, a outra foi concluída no final de outubro, fica em Patos de Minas e custou R$ 33 milhões. Segundo informou o diretor do Walmart de Passos, Nilson Morgado, o hipermercado terá cerca de 7.000 m2 de área construída, 3.700 m2 de área de vendas e 280 vagas de estacionamento. Ele vai gerar 200 empregos diretos e 600 indiretos.
Com a inauguração, ressalta o diretor, o Walmart completa 11 lojas em Minas Gerais, sendo quatro hipermercados. Mas já existe a proposta de erguer outro empreendimento semelhante em Poços de Caldas, cidade com características próximas às de Patos de Minas e Passos. "Nós olhamos muito a área de influência do município, como acontece em Passos, onde podemos atrair consumidores de 23 cidades vizinhas, que juntas têm 350 mil habitantes, além dos 107 mil de Passos", explica Morgado.
A inauguração abre novas perspectivas para os produtores locais, já que faz parte da política do grupo a aquisição de mercadorias regionais, dentro do programa chamado de Clube dos Produtores. Assim, já estão cadastrados fornecedores de hortifrúti, arroz e outras mercadorias cultivadas na região. "Já selecionamos alguns agricultores, mas outros vão aparecer com o funcionamento da loja", afirma o diretor. O programa viabiliza a comercialização direta da produção da agricultura familiar em mais de 500 hipermercados da rede e vem crescendo a um ritmo de 15% ao ano nos últimos cinco anos. Mas vale lembrar que a loja de Passos terá um sortimento de mais de 65 mil itens entre alimentos e não alimentos.
O secretário municipal de Planejamento de de Passos, Antônio José Francisco, está comemorando a inauguração. Ele ressalta que o município será beneficiado com o recolhimento de mais impostos, boa parte deixada por consumidores de cidades vizinhas, localizada a menos de 50 quilômetros da cidade, como Carmo do Rio Claro, Alpinópolis, São João Batista do Glória, Itaú de Minas, Pratápolis, Cássia e outras. O hipermercado vai servir também para trabalhadores da Usina de Furnas, que fica a menos de 30 quilômetros do município.
Além disto, na região não existe ainda um hipermercado com grande variedade de mercadorias para atender a população local, afirma Antônio José. A opção dos moradores é recorrer ao município de Franca, já no Estado de São Paulo, que fica a 100 quilômetros de distância.
O Walmart de Passos fica dentro da cidade e foi construído seguindo um projeto ecoeficiente, com gestão ambientalmente responsável de resíduos sólidos, energia e água, além do uso de materiais reciclados na edificação. A loja segue o mesmo padrão de outras da rede e usa ainda sistemas de iluminação e refrigeração que geram menor impacto.
Veículo: Diário do Comércio - MG