A expectativa do Walmart é obter uma expansão de 20% na venda dos itens sazonais ante o Natal de 2011. Para a data mais importante do varejo, a rede fez negociações exclusivas em diversas categorias para trazer maior mix de produtos como panetones, aves e carnes natalinas, vinhos espumantes exclusivos, além de enfeites importados com toque musical, ultrabooks e smartphones. As lojas também têm opções de presentes criativos e econômicos.
Marca própria
De acordo com o diretor de marcas próprias do Walmart Brasil, Antonio Sá, a categoria é a grande responsável pela rede cumprir seu objetivo de trazer produtos diferenciados com preços mais baixos. "Os itens de marca própria estão cada vez mais presentes na lista de compra do consumidor, que se torna fiel aos itens por atestar sua qualidade e a grande variedade que a rede oferece. Só nos itens da marca própria Bom Preço, o crescimento em vendas deve ser superior a 30%, ante uma base superaquecida registrada no período de 2011", destaca Sá.
Entre os dois mil itens de marcas próprias, o Walmart investe e disponibiliza 50 produtos sazonais, como carnes natalinas, panetones, frutas em calda, frutas secas, bacalhau, azeites. Entre os lançamentos deste ano, destacam-se os cortes suínos e a cereja fresca. Esses produtos conquistam cada vez mais adeptos e custam entre 10% a 30% menos do que os produtos das marcas líderes e é uma aposta do Walmart para as famílias brasileiras que buscam qualidade e preço mais baixo.
"Em nossas pesquisas, percebemos que o cliente já conhece o valor da marca própria e a valoriza como uma escolha inteligente, em que pode ter um produto tão bom quanto às melhores marcas do mercado com o benefício de preços mais baixos", revela o diretor.
De acordo Sá, a ave natalina do Bom Preço custará em média R$ 5, 35% mais barato do que a marca líder do mercado. Já os panetones Bom Preço podem ser encontrados a partir de R$ 4,98.
Bacalhau
O Walmart aumentou em 20% o volume de bacalhau seco importado para este Natal. Com o apoio do governo da Noruega, por meio do Conselho Norueguês de Pesca, a rede intensificou suas negociações de compra, unificando suas encomendas de Páscoa e Natal. A estratégia permitiu trazer produtos com preços mais competitivos além de garantir um volume adequado à forte demanda da sazonalidade do Natal, que cresce todos os anos. Para os congelados a novidade está nos itens de marca própria. Com a marca BomPreço o consumidor poderá encontrar bacalhau desfiado, lombo de bacalhau, Saithe em pedaços e postas com preços até 15% mais baratos que as marcas líderes.
Bebidas
Na categoria de bebidas, a rede trabalha para um crescimento nas vendas de 25%. A aposta é nos espumantes nas regiões Sudeste e Sul e, no Nordeste, Whisky. Do total das vendas desses itens, 40% concentram-se neste período. Para este ano, a novidade é a parceria com a vinícola Salton, que preparou o espumante Salton Grand Vallé, com venda exclusiva na rede Walmart.
Cestas de Natal
O Walmart prevê crescimento de 30% nas vendas das cestas neste ano, em comparação a 2011. Um dos destaques é a cesta exclusiva para as lojas Todo Dia, por R$ 19,90 e com 11 itens básicos como panetone e sidra. A rede disponibilizará ainda kits só com produtos da marca própria Bom Preço, a partir de R$ 39,90. Outra novidade é o Kit Mundo Jovem, composta por 21 itens como panetone, balas, biscoitos e vinho. Parte das vendas será revertida ao Instituto Mundo Jovem, organização sem fins lucrativos que angaria recursos para manter/financiar grandes projetos sociais, que dividirá o valor com o GRAAC. O kit, vendido entre R$ 40 e R$ 46, tem Malvino Salvador como garoto-propaganda.
Brinquedos
Para garantir bons resultados, o Walmart Brasil também investe em pesquisa para assegurar o melhor mix aos seus clientes. Recentemente, a rede realizou uma pesquisa para levantar os 10 brinquedos mais desejados pelas crianças. Como resultado, as vendas do Dia das Crianças superaram as expectativas e prometem permanecer aquecidas em dezembro. Em brinquedos, a expectativa é registrar resultados 25% superiores ao período de 12 de outubro.
Eletroeletrônicos
As últimas novidades tecnológicas também estarão presentes no Natal do Walmart, que espera um crescimento de 10% nas vendas de eletroeletrônicos. Entre os itens mais procurados para presentes estão o smartphones e câmaras digitais. "Esses são os itens mais procurados para presentes", revela Luciano Hoffmann, diretor de eletrônicos do Walmart Brasil. Para o consumidor que busca estar sempre em dia com os últimos lançamentos, a rede traz o que há de mais novo em ultrabooks, tablets e smartphones. "Câmaras digitais também apresentam vendas bem aquecidadas nesta época, chegando a registrar um incremento de 40%", completa Hoffman.
No Walmart.com.br o crescimento esperado é de 65%
Apenas para o Natal, a expectativa de crescimento de vendas da loja virtual do Walmart é de 65%. Suas principais apostas são itens para presentear como smartphones, notebooks, itens de cuidados femininos e utensílios domésticos. Para chegar à meta estabelecida, trouxe campanha publicitária com argumentos sólidos para ganhar a confiança do consumidor como: frete grátis por um ano para os clientes que receberem pedidos fora do prazo. São cinco compromissos firmados com o consumidor: Menor Preço, Segurança máxima, Maior variedade, Troca imediata e Entrega garantida. Em relação ao acumulado do ano, os números estão 60% superiores ao ano passado.
Durante o Black Friday Brasil, ocorrido na sexta-feira (23/11), as expectativas foram ultrapassadas. "O evento foi um termômetro para o bom resultado esperado para o Natal. A meta para este ano era triplicar as vendas em relação ao Black Friday 2011, mas conseguimos aumentar em seis vezes o valor vendido", diz o vice-presidente do E-commerce Walmart. A edição brasileira de 2012 foi o dia com maior número de vendas da história do e-commerce nacional.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Walmart/Portal Abras