Cencosud cresce 16%, mas precisa integrar negócios no Brasil

Leia em 3min

A chilena Cencosud foi a empresa de varejo que mais cresceu na América Latina no ano passado. A taxa de expansão ficou à frente das duas maiores operações varejistas na região, o Grupo Pão de Açúcar, no Brasil, e o Walmart , no México. As vendas brutas, segundo estimativas de analistas, cresceram 16% em 2012, para US$ 18 bilhões, em relação a 2011. Desde 2010, as vendas subiram quase 50%. Mas os analistas também dizem que varejista terá que tratar de duas questões paralelas em 2013: redução do endividamento e integração de negócios comprados no Brasil, que ainda operam separadamente.

Como cresceu rapidamente porque foi às compras de forma agressiva - gastou US$ 4 bilhões em aquisições na América do Sul desde 2010 -, a Cencosud se endividou. Cerca de US$ 1,5 bilhão foram investidos na compra de sete varejistas brasileiras. No caixa da rede, entraram US$ 3 bilhões em um ano e meio, por meio de emissão de bônus no exterior e aumento de capital.

Boa parte desse valor foi obtido com o J.P.Morgan, em outubro, para pagar a compra do Carrefour, na Colômbia, a maior aquisição da rede. Com essa operação, especialistas passaram a fazer contas: as últimas aquisições da Cencosud, no Brasil, aumentaram levemente a dívida. Mas a compra do Carrefour, positiva em termos estratégicos, pode mudar o rating da empresa.

A Fitch Ratings atribuiu o rating BBB- para a operação de emissão de US$ 1 bilhão em bônus no fim do ano passado, e para todas as operações envolvendo a empresa. Se mantiveram o ritmo de aquisições em 2013, sem reduzir as dívidas, José Vertiz, analista que elabora o relatório, fala numa possível redução do rating da dívida da empresa: "Isso reflete a pressão sobre a posição de liquidez da empresa e flexibilidade financeira, numa operação de financiamento com dívida de curto prazo".

Segundo analistas do Santander, sem a aquisição do Carrefour na Colômbia, a relação entre dívida líquida e Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação) teria variado de 2,8 a 3 vezes ao fim de 2012. Com a dívida nova e o valor do Ebitda da operação da Colômbia, essa relação vai a 4,4 vezes. "Financiamento é nossa maior preocupação e não podemos descartar um aumento de capital da empresa a médio prazo", escreve Adolfo Ortuzar, do Santander. Em 30 de setembro, a Cencosud tinha de US$ 6,7 bilhões em dívida total ajustada.

Com operações em cinco países latino-americanos, a Cencosud já informou que não planeja, no curto prazo, entrar em um novo país. Daniel Rodriguez, seu presidente executivo, disse no fim de 2012 que planeja retornar a relação dívida sobre o Ebitda ao nível em que estava antes da aquisição da Colômbia. Procurada pelo Valor, O Cencosud não quis se manifestar.

Especialistas não questionam a estratégia de expansão via aquisições. Mas tem que acontecer dentro de um planejamento de integração dos ativos adquiridos. "Eles [Cencosud] ainda não juntaram quase nada. Integração custa dinheiro, aumenta as despesas e leva tempo. Muitas varejistas adiam isso", diz Antonio Coriolano, sócio da RetailConsulting.

A Cencosud comprou sete supermercados no Brasil (ver tabela acima). E estas empresas ainda não operam sob um único CPNJ. Alguns departamentos, como administrativo e recursos humanos, foram centralizados e trabalham para as sete redes, apurou o Valor. Os centros de distribuição também não estão integrados.

A primeira aquisição ocorreu em 2007, com a sergipana G.Barbosa. Nos dois anos seguintes, não fez novas compras e voltou a negociar dois anos atrás. Não é incomum adiar integrações. O Walmart, que iniciou aquisições no Brasil em 2004, começou a integrar as operações em 2011.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Com farmácia de rua e loja virtual, Coop segue os passos das gigantes

Rede de supermercados faturou R$ 1,7 bilhão no ano passado e busca diversificação de seus neg&oacut...

Veja mais
Walmart abre vagas de estágio

O Walmart.com abre 15 vagas para o Programa de Estágio 2013 e outras oito para o Programa de Trainees que pretend...

Veja mais
Qualidade desde a origem conquista certificado ISO 9001:2008

O certificado reforça o compromisso do Pão de Açúcar com a qualidade das frutas, legumes e v...

Veja mais
Carlyle & Klein na Viavarejo

Aquisição - A conferir: o Carlyle, um dos maiores fundos de private equity do mundo, com US$ 156 bilh&otil...

Veja mais
Após incêndio, Walmart tem nova regra para fornecedor

A Walmart Stores está alertando aos fornecedores que está adotando uma "política de tolerânci...

Veja mais
Savegnago espera alta de 25% nas vendas

A rede de supermercados Savegnago já abasteceu suas lojas com ovos de chocolate. A companhia espera um aumento de...

Veja mais
Extra entra no ritmo do Carnaval

A bandeira Extra aposta nas vendas para o período de Carnaval e terá nas lojas de todo o País diver...

Veja mais
Pão de Açúcar faz ação para coleta seletiva

Para evitar novos transtornos com enchentes - fato este comum nesse período do ano - o Grupo Pão de A&cced...

Veja mais
Magazine Luiza foca o on-line

A varejista Magazine Luiza acaba de lançar uma nova ferramenta para ampliar as vendas pela Internet. Atenta ao cr...

Veja mais