Para evitar novos transtornos com enchentes - fato este comum nesse período do ano - o Grupo Pão de Açúcar (GPA) disponibiliza à população pontos de entrega voluntária para arrecadação de papel, plástico, metal, vidro e óleo de cozinha usado, com o intuito de diminuir o descarte incorreto de lixo reciclável, prática que aumenta a ocorrência de enchentes na região.
Para tal iniciativa, 45 lojas da bandeira Pão de Açúcar e 34 Extra foram mobilizadas para receber as Estações de Reciclagem. O projeto nasceu em 2001 em parceria com a Unilever, e foi estendido para as operações do Extra, em 2007.
O programa, que arrecadou 39 mil toneladas na cidade de São Paulo, doou os materiais descartáveis para Cooperativas de Reciclagem, evitando que os materiais fossem descartados em lixo comum, o que não é correto.
O ganho obtido pela coleta do material será revertido para as famílias dos cooperados, parceiros da rede. Segundo Ligia Korkes, gerente de Sustentabilidade do Grupo Pão de Açúcar, o recolhimento dos objetos recicláveis contribuem significativamente para a preservação do meio ambiente no País.
"A coleta seletiva também influi para um menor acúmulo de lixo no aterro sanitário e, assim, amplia sua vida útil", explicou a executiva em nota.
Além dos produtos recicláveis comuns, como papel e plástico, os postos também recolhem desodorantes aerossol, que exigem um procedimento diferenciado de coleta.
Veículo: DCI